[Turquia] Educador em greve de fome por 226 dias é solto da prisão

O educador Semih Özakça, em greve de fome por 226 dias, foi solto da prisão.

Xs educadorxs Nuriye Gülmen e Semih Özakça começaram um “sit-in” em frente à estátua dos Direitos Humanos em Ankara com a reivindicação de serem readmitidxs em seus cargos, dos quais foram expulsxs por um Decreto Estatutário. Iniciaram uma greve de fome em março e foram presos no dia 23 de maio, continuando sua greve de fome desde então.

Durante a terceira audiência do caso contra xs educadorxs aprisionadxs, o 19º Supremo Tribunal Penal de Ankara decidiu soltar Semih Özakça, e seguir com a detenção preventiva de Gülmen, que se negou a comparecer à audiência por sistemas de vídeo-conferência SEGBİS do quarto de hospital onde é mantida.

Özakça foi então libertado da prisão em uma ambulância, com um “monitor no tornozelo”, e parece ter perdido muito cabelo e peso. As forças policiais impediram a imprensa de filmar a soltura de Özakça, que estava acompanhado por sua esposa após sair da prisão.

Fonte: https://anfenglish.com/news/educator-on-hunger-strike-for-226-days-released-from-prison-22815

Tradução > Imprensa Marginal

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/10/19/grecia-atenas-20-de-outubro-concentracao-fora-da-embaixada-da-turquia-durante-o-julgamento-adiado-dos-grevistas-de-fome-nuriye-gulmen-e-semih-ozakca/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/21/turquia-nuriye-gulmen-esta-em-estado-critico-nem-consegue-segurar-um-lapis/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/05/30/turquia-companheiros-anarquistas-presos-em-greve-de-fome/

agência de notícias anarquistas-ana

sopro-de-vento:
pardais se agarram
nos fios de luz…

Luiz Gustavo Pires