Naufrágio deixa ao menos 90 mortos na costa da Líbia

naufragio-deixa-ao-menos-90-mortos-na-costa-da-l-1

Ao menos 90 imigrantes teriam morrido afogados em um naufrágio ocorrido nesta sexta-feira (02/02) na costa da Líbia, informou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). De acordo com a entidade, a maior parte das vítimas era paquistanesa.

A porta-voz da agência da ONU, Olivia Headon, informou que 10 cadáveres apareceram em uma praia próxima à cidade de Zuara, no noroeste do país. A principal hipótese é que a superlotação da embarcação tenha causado o acidente.

De acordo com a entidade, está aumentando o número de paquistaneses que tentam a sorte na perigosa travessia entre Líbia e Itália, buscando por uma nova vida na Europa. Apesar de ter sido o ano com menos mortes desde o início da crise migratória, a rota Mediterrânea até a Itália e Grécia registrou 3.119 falecimentos ou desaparecimentos em 2017.

Já neste ano, com dados compilados entre 1º de janeiro e 2 de fevereiro, a OIM estima que 343 imigrantes morreram na tentativa de chegar à Europa pelo mar – sendo que a maioria deles (315) faleceram ou desapareceram no trajeto entre Líbia e Itália.

Fonte: agências de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/08/11/iemen-traficantes-de-pessoas-jogam-180-imigrantes-no-mar/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/07/06/mais-de-101-mil-migrantes-e-refugiados-cruzaram-o-mediterraneo-desde-janeiro/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/11/20/europa-mortes-de-refugiados-no-mediterraneo-em-2016-chegam-a-4-600-um-recorde/

agência de notícias anarquistas-ana

em vão espero
as desintegrações e os símbolos
que precedem ao sonho

Jorge Luis Borges