[Grécia] Solidariedade com a fábrica recuperada e autogestionada Vio.Me

Os trabalhadores da Vio.Me, em Tessalônica, a primeira fábrica recuperada e autogestionada na Grécia, estamos há mais de cinco anos lutando por nossa vida e dignidade e por uma produção nas mãos dxs obreirxs orientada às necessidades da sociedade e não ao enriquecimento de uns poucos.

Hoje em dia, nos encontramos outra vez frente ao Estado e os ex-proprietários da fábrica: em 11 de janeiro começou um segundo ciclo de leilões com o objetivo de liquidar-se o terreno onde a fábrica está situada.

Ainda que os trabalhadores e as iniciativas de solidariedade na Grécia estamos decididos a defender a fábrica aconteça o que acontecer, os processos de leilão representam uma ameaça e requerem uma mobilização. É por isto que nos dirigimos a vocês, para pedir apoio e solidariedade com o fim de pressionar o governo a satisfazer as demandas dos trabalhadores da Vio.Me pela legalização de sua atividade, mediante a expropriação da fábrica e a concessão à cooperativa de trabalhadores da Vio.Me, que seguirá operando de maneira horizontal e autogestionada, como vem fazendo há 5 anos.

Podem solidarizar-se com nossa luta assinando e difundindo a carta abaixo ou mandando uma mensagem de solidariedade ao correio eletrônico: info@viomecoop.com.

Ou por qualquer maneira, vocês inventem.

Saudações solidárias e fraternais desde Tessalônica

A Assembleia Geral dos Trabalhadorxs da Vio.Me

Tirem as mãos da fábrica recuperada e autogestionada Vio.Me!

Não ao leilão e aos planos do Estado e ex-donos de despojar a fábrica!

> Abaixo-assinado: “Se não podem eles, podemos nós!”

Os trabalhadores da Vio.Me estão em luta, já faz seis anos, por manter seus postos de trabalho na fábrica que os ex-proprietários abandonaram a sua sorte.

Estão gestionando a fábrica sob controle obreiro:

• Com participação, no controle da cadeia de produção e distribuição, tanto dos trabalhadores como da sociedade.

• Com controle de todo o manejo econômico através e por assembleias.

• Com igualdade total na tomada de decisões já que cada um dos trabalhadores conta com um único voto.

• Com salário igual por tempo de trabalho igual.

• Com orientação da produção às necessidades sociais e ambientais e não à acumulação de lucros.

Defendemos sua luta porque nela vemos a possibilidade de todos os trabalhadores tomarem em suas mãos a economia e sua própria vida. Gritamos com eles: “Se não podem eles, podemos nós!”

Exigimos que se detenham os leilões dos terrenos onde está a fábrica recuperada e que se entreguem as instalações à Cooperativa dos Trabalhadores da Vio.Me para seguir, sem obstáculo algum, a autogestão obreira.

Assinam:

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/09/08/grecia-trabalhadores-gregos-salvaram-sua-empresa-organizando-se-de-maneira-completamente-horizontal/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/10/19/grecia-a-esquerda-no-poder-e-a-autogestao-da-vio-me/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/09/04/grecia-tessalonica-marcha-motorizada-em-solidariedade-com-a-luta-dos-trabalhadores-da-fabrica-autogerida-viomijaniki-metaleftiki/

agência de notícias anarquistas-ana

Bem que me agasalho.
Galhos sem folhas lá fora
parecem ter frio.

Anibal Beça