[Espanha] Zaragoza: Paremos o massacre em Ghouta!

Fazemos um chamado à proteção da população civil na Síria esteja onde estiver, e, portanto, exigir que seja respeitado, e cumprido sem restrições de nenhum tipo, o chamado a uma trégua que acaba de ser aprovado por unanimidade no último final de semana pelo Conselho de Segurança da ONU: uma coisa simples que nunca deve se debater é se o direito à vida da população civil é um direito inalienável e é preciso ter claro que o castigo coletivo é sempre injusto. Devemos mostrar solidariedade com toda a população civil, em todas as partes do conflito. As pessoas que não puderam fugir do país estão pagando o preço mais alto nesta guerra.

A Síria, especialmente Ghouta Oriental, um enclave da oposição sitiada a leste de Damasco, enfrenta um desastre humanitário por causa da crueldade demostrada por seus assediadores para com a população civil submetida à ditadura das armas e dos bombardeios. Com isso, a guerra na Síria parece ter voltado ao foco midiático; mas na realidade nunca deixou de ser uma tragédia, uma matança interminável.

O regime de Assad e seus aliados, entre os quais se encontra a Rússia, são responsáveis pela grande maioria dos ataques (concretamente 96.5% das pessoas submetidas a essa cruel estratégia, o são por causa do ataque por parte dos diferentes atores armados desse bando em toda Síria) e de todos os riscos “vigiados” pelo projeto independente “Siege Watch¹”.

Os ataques da Turquia no Norte, em Afrin, contra a população curda e o assédio perpétuo a Ghouta agora encontraram eco nas agendas midiáticas. Mas o exigível é que não passe mais despercebida sua situação como ocorreu com o fato de que se obviasse que a destruição de Raqqa pelos bombardeios, realizado pelas forças aéreas estadunidenses, se realizaram sobre população civil, porque o objetivo principal era a expulsão do ISIS dessa localidade, sem importar, ao que parece, a que preço.

Não pode haver nenhuma razão ou justificativa por parte de nenhum dos grupos armados, nenhuma explicação ou desculpa, para não pôr fim aos bombardeios a instalações médicas e a outras infraestruturas civis, nem para impedir a chegada de ajuda, medicamentos e alimentos, à população civil.

Pelo cumprimento real, e sem restrições de nenhum tipo, de uma trégua efetiva na Síria!

Pelo direito inalienável à vida da população civil!

Detenhamos os bombardeios e os assédios! Não alimentemos o terrorismo com mais terror sobre a população civil!

Abertura de corredores humanitários reais e efetivos supervisionados por entidades independentes para levar ajuda à população civil!

Um tribunal internacional deve julgar a todos os responsáveis de crimes de guerra e contra a humanidade! Que os estados da ONU não obstaculizem a comissão de investigação!

FB: https://www.facebook.com/events/169996886973602/

Coletivo Antimilitarista Mambrú

Integrado nas redes Alternativa Antimilitarista – MOCEm Pé de Paz , e Internacional de Resistentes à Guerra.

Coletivo Antimilitarista Mambrú

C/ San Vicente de Paúl, 28 50001 Zaragoza

Centro Social – Librería “La Pantera Rossa”

Tfno: 976 203608

https://www.facebook.com/colectivo.mambru.7/

Siga-nos: @mambruAAMOC

Contato: mambru[ARROBA]nodo50.org

[1] https://enpiedepaz.org/2018/01/07/ghouta-el-nuevo-alepo-pacifistas-alertan-sobre-comunidades-asediadas-en-siria/

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/28/siria-de-cinzas-e-de-esperanca/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/26/franca-dossie-tragedias-sirias-revolucao-roubada-e-exilio/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/24/apos-uma-semana-de-bombardeios-mais-de-500-civis-morrem-na-siria/

agência de notícias anarquistas-ana

deu no jornal:
economia vai bem
o povo vai mal

Carlos Seabra