[Grécia] Favela resiste e brilha em meio às trevas de Pireu

No domingo (25/02) à tarde, pouco antes das 19h00, o horário marcado para a assembleia aberta de administração do Favela [Centro Social Livre Favela – CSLF], 6 pessoas presentes no local desde cedo receberam um ataque organizado de um batalhão de assalto do Aurora Dourada [partido neonazista].

Infelizmente não houve tempo para reagir e defender (como houve na última vez quando um batalhão motorizado foi repelido pela segurança do Centro), e por um descuido momentâneo ficamos face a face com os fascistas que entraram sorrateiramente pela entrada principal do Centro que se encontrava aberta. Nós não precisamos descrever extensivamente a forma como o ataque aconteceu, uma vez que os métodos dessa organização são conhecidos na sociedade grega. Por sorte, muitos dos golpes mortíferos não encontraram alvo, e os camaradas atingidos estão se recuperando sem riscos mais sérios.

Em quase um ano de atividade, a fachada do Favela foi pichada com slogans nacionalistas, a placa da entrada foi roubada pela gangue de Develekou, que se gabava abertamente do roubo nas mídias sociais, a fechadura da porta foi bloqueada 3 vezes com cola, houve uma tentativa de incêndio, onde membros da organização fascista foram presos, e houve dois ataques por batalhões de assalto do Aurora Dourada, um terminando na Favela, repelido depois de antifascistas de Pireu serem perseguidos, e recentemente contra membros do Centro.

Entendemos que o ódio dos nazistas, inimigos da humanidade, contra um lugar como o Favela que opera de portas abertas, com uma face social, incessantemente produzindo expressões políticas e culturais não-mediadas em Pireu, uma região que consideram ser deles. Mas também temos que entender que todo golpe que aceitamos é como um golpe a eles, uma vez que tudo que os golpes conseguem é nos fortalecer, nos unir, e reforçar a solidariedade sem precedentes que o Favela tem tido desde sua criação.

Ninguém foi para casa assustado ou aterrorizado após o ataque. Pelo contrário, na assembleia remarcada para segunda-feira (26/02), nós juntamos 80 pessoas. Pessoas determinadas a dar uma resposta social massiva contra os ataques e desafios dos nazistas e mandá-los de volta para onde eles pertencem, às lixeiras da história, como uma memória de pesadelos. Nesse contexto, nós convidamos:

• Quarta-feira, 28 de fevereiro, 14h00: Conferência de imprensa aberta na Favela.

• Quinta-feira, 1º de março, 18h00: Intervenção e colagem de cartazes na vizinhança de Pireu. Concentração no Favela.

• Sexta-feira, 3 de março, 18h00: Protesto antifascista em Pireu. Concentração na Praça Karaiskaki, do outro lado da estação de metrô.

22h30: Festa de arrecadação financeira no Favela, para ajudar com os reparos dos danos ao Centro.

NEM UM PASSO ATRÁS CONTRA OS INIMIGOS DA HUMANIDADE, SEM MEDO OU TOLERÂNCIA.

Ελεύθερος Κοινωνικός Χώρος Φαβέλα – Centro Social Livre Favela

Tradução > Chuva de Fogo

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas. noblogs.org/post/2018/02/28/ grecia-ataques-fascistas- contra-centro-social-livre- favela-e-ocupacao- panaitouliou-21/

agência de notícias anarquistas-ana

Velho casarão.
Iluminam o interior
raios de luar.

Fanny Dupré