Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Março / 27 / [Grécia] Jovem sírio ateia fogo ao próprio corpo em Lesbos por não receber asilo

[Grécia] Jovem sírio ateia fogo ao próprio corpo em Lesbos por não receber asilo

By A.N.A. on 27 de Março de 2018

grecia-jovem-sirio-ateia-fogo-ao-proprio-corpo-e-1

Um solicitante de asilo sírio de 26 anos se queimou em protesto na quinta-feira passada (22/03) no centro de recepção de Moria, na ilha de Lesbos, uma das ilhas gregas do Egeu Oriental.

O jovem ateou fogo ao próprio corpo às portas dos escritórios do Serviço de Asilo (EASO) no acampamento de refugiados para protestar por sua retenção durante vários meses na ilha.

Segundo a organização “Lesvos Solidarity-Pikpa”, a solicitação de asilo do jovem teria sido rechaçada pela segunda vez antes do incidente.

Ele sofreu queimaduras em várias partes do corpo e, após receber primeiros socorros, foi transladado ao hospital de Mitilene, onde confirmaram que sua vida não corre perigo.

O refugiado pegou uma garrafa de gasolina e colocou fogo no próprio corpo pouco tempo depois de uma visita à ilha do ministro de Migração grego, Dimitris Vitsas.

Atualmente, nas ilhas do Egeu Oriental, há mais de 13.000 refugiados que não podem sair delas devido à limitação geográfica imposta faz dois anos com o acordo de migração entre a União Europeia (UE) e a Turquia.

A tensão acumulada pelas condições inseguras, insalubres e de superlotação nas instalações destas ilhas, assim como a lentidão com que se resolvem as demandas de asilo, provoca frequentemente enfrentamentos e protestos.

Segundo Médicos Sem Fronteiras, organização humanitária presente em Lesbos, sua clínica de saúde mental em Mitilene está repleta de pessoas com estresse pós-traumático, que se autolesionaram ou tentaram suicidar-se.

“Estas pessoas escapam da guerra e das bombas em lugares como a Síria para encontrar mais violência e sofrimento na Europa. É vergonhoso. A UE não pode festejar isto”, disse a ONG em um comunicado por causa do aniversário do acordo [estabelecido em março de 2016].

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/17/grecia-a-politica-anti-imigracao-do-estado-grego-e-as-mortes-provocadas-pela-uniao-europeia/

agência de notícias anarquistas-ana

ribeira seca
nem um sopro
as cigarras crepitam

Rogério Martins

Posted in Discriminação, Geral, Grécia, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Grécia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Henrique em Libertários Negros: Os Irmãos Fettermann12 de Maio de 2026

    História sensacional! Desconhecia completamente essas informações.

  2. Henrique em [Alemanha] Milhares de jovens saem às ruas para protestar contra o serviço militar obrigatório12 de Maio de 2026

    Enquanto isso no Brasil...

  3. Henrique em [Porto Alegre-RS] Ajude o Esp(a)ço a manter suas portas abertas! 12 de Maio de 2026

    Espaços como esse são fundamentais! Força compas. Vou contribuir!

  4. António Manuel dos Santos em Foda-se! | Contra toda autoridade!!!26 de Abril de 2026

    A autoridade dos que são contra não é menos autoritária que as outras e encontra, quanto a mim, uma sólida…

  5. Alice em Manifesto do Primeiro de Maio de 2026 – FACA | Nenhum direito sem luta. Nenhuma luta sem risco. Nenhum futuro sem rebeldia.21 de Abril de 2026

    Em agosto me mudarei com a família para o espírito santo. Mudança a trabalho. O lado bom é que terei…

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários