Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Maio / 21 / [País Basco] 1º de Maio: as reivindicações encheram as ruas

[País Basco] 1º de Maio: as reivindicações encheram as ruas

By A.N.A. on 21 de Maio de 2018

pais-basco-1o-de-maio-as-reivindicacoes-encheram-1

Sob o lema “Avançemos para a justiça social e trabalhista”, a CNT esteve nas ruas de Bilbao, Donostia, Iruñea e Gasteiz.

“Não é um feriado, é um dia de luta que deve ser seguido para que não permaneça meramente como folclore”, afirmou a organização anarcossindicalista.

Não podemos esquecer que o Primeiro de Maio nasceu como “uma mobilização de solidariedade e luta”, lembrou a organização, já que em 1886 cinco trabalhadores anarquistas foram mortos em Chicago, lutando pela jornada de 8 horas. No Reino de Espanha as greves promovidas pela CNT foram as que chegaram às 8 horas, em 1919. É por isso que nesta data “temos que exigir ação direta e greve, para que todos os dias sejam 1º de Maio”.

Em Gasteiz, a CNT saiu para a rua ao lado da CGT, ESK e STEILAS. Embora o calendário não ajude, mais e mais trabalhadores saem às ruas reivindicando condições de trabalho decentes. A manifestação começou no Europa Conference Center, terminando em frente ao Parlamento Basco. A declaração que foi lida lembrou as 1.134 mulheres trabalhadoras mortas há cinco anos em Bangladesh. Para finalizar, Arabako Pentsionistak Lanean leu um comunicado para acudir às manifestações que estão sendo convocadas.

Em Bilbao, a manifestação começou na Gran Vía, terminando na Praça Arriaga. As oradoras destacaram o trabalho realizado pelas seções sindicais, denunciando também o assédio sofrido e como a solidariedade é uma ferramenta indispensável para combatê-lo. Por outro lado, também se disse que o anarcossindicalismo é uma ferramenta indispensável na luta por um sistema econômico autogerido e anticapitalista. Finalmente, o sistema econômico capitalista patriarcal foi denunciado e a necessidade de recuperar o espírito de 8 de março para combatê-lo foi sublinhada.

Em Donostia se foi junto com CGT, ESK e STEILAS; em Iruñea também esteve o Solidari. Foram numerosas manifestações em que o sindicalismo alternativo foi reivindicado.

Fonte: http://cnt.es/noticias/norte-1-de-mayo-las-reivindicaciones-llenaron-las-calles

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/05/espanha-cronica-e-comicio-1o-de-maio-da-cnt-valladolid/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/04/espanha-cronica-da-manifestacao-do-1o-de-maio-da-cnt-de-zaragoza-a-cnt-chama-a-greve-geral/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/04/espanha-sucesso-na-convocatoria-de-manifestacao-alternativa-da-cnt-valencia/

agência de notícias anarquistas-ana

Num atalho da montanha
Sorrindo
uma violeta

Matsuo Bashô

Posted in Espanha, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged País Basco

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. Henrique em Libertários Negros: Os Irmãos Fettermann12 de Maio de 2026

    História sensacional! Desconhecia completamente essas informações.

  2. Henrique em [Alemanha] Milhares de jovens saem às ruas para protestar contra o serviço militar obrigatório12 de Maio de 2026

    Enquanto isso no Brasil...

  3. Henrique em [Porto Alegre-RS] Ajude o Esp(a)ço a manter suas portas abertas! 12 de Maio de 2026

    Espaços como esse são fundamentais! Força compas. Vou contribuir!

  4. António Manuel dos Santos em Foda-se! | Contra toda autoridade!!!26 de Abril de 2026

    A autoridade dos que são contra não é menos autoritária que as outras e encontra, quanto a mim, uma sólida…

  5. Alice em Manifesto do Primeiro de Maio de 2026 – FACA | Nenhum direito sem luta. Nenhuma luta sem risco. Nenhum futuro sem rebeldia.21 de Abril de 2026

    Em agosto me mudarei com a família para o espírito santo. Mudança a trabalho. O lado bom é que terei…

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários