[Espanha] Crônica e comício 1º de Maio da CNT Valladolid

Este 1º de Maio a CNT Valladolid voltou a sair à rua fazendo parte ativa do Bloco Crítico que aglutinou novamente um número maior de organizações do que no ano anterior. Lá estivemos junto à Assembleia de Mulheres da Greve do 8M, do sindicato CGT, do coletivo de luta contra o desemprego Parad@s em MovimentoBloco Operário e o Movimento Libertário Rizoma. Tudo apoiado por organizações como a Coordenadora de Pensionistas da cidade.

A manifestação partiu da Praça Libertad ao meio-dia, realizando um extenso trajeto que abarcou parte do centro da cidade e boa parte do bairro de Las Delicias, culminando no Parque da Paz.

Ao longo do extenso trajeto, os diferentes blocos que formavam a manifestação mantiveram de forma constante diversos cânticos. Desde a CNT podemos destacar, entre tantos outros: “nativa ou estrangeira, a mesma classe operária”, “tocou em uma, tocou em todas”, “a, anti, anticapitalistas” ou “contra o capital, luta sindical”.

No Parque da Paz houve atividades de confraternização e diversos comícios. O microfone também foi aberto para organizações afins para poder assim trazer à luz a greve de fome que começou neste 1º de Maio nas prisões espanholas, como também para a organização “Solidari@s da Sanidad”, que expôs suas reivindicações em assuntos de saúde desde uma perspectiva que não é limitada a mendigar ante as instituições.

Era o dia de reivindicar desde uma perspectiva de classe o Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. E fazer isto desde umas perspectivas inclusivas até lutas que não são estritamente do mundo do trabalho, mas que igualmente nos afetam como classe trabalhadora.

Saúde e nos vemos nas ruas e nos locais de trabalho.

CNT Valladolid

> Mais fotos:

https://www.cntvalladolid.es/cronica-y-mitin-1o-de-mayo-de-cnt-valladolid/

> Vídeo (07:01):

https://www.youtube.com/watch?v=kypbNZhoGXg

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/04/espanha-cronica-da-manifestacao-do-1o-de-maio-da-cnt-de-zaragoza-a-cnt-chama-a-greve-geral/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/04/espanha-sucesso-na-convocatoria-de-manifestacao-alternativa-da-cnt-valencia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/02/espanha-cnt-se-manifesta-em-primeiro-de-maio-exigindo-justica-social-e-trabalhista/

agência de notícias anarquistas-ana

nenhuma flor resta
os troncos abatidos
nenhuma floresta

Núbia Parente