I Jornada de Educação Libertária de Curitiba (PR)

20, 21 e 22 de Novembro de 2018

Universidade Federal do Paraná – UFPR

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Entrada livre e gratuita.

A p r e s e n t a ç ã o

Desde 2013 vem sendo realizados uma série de eventos acadêmicos com a temática central da educação libertária. As experiências das Jornadas de Pedagogia Libertária realizadas em Recife em 2013, 2014 e 2015, a Jornada de Educação Libertária de Pelotas nos anos de 2016 e 2017, bem como a I Jornada de Educação Libertária de São Paulo em 2017 atestam o interesse pelo assunto e a mobilização acadêmica que ele suscita. Diante da relevância do tema e da necessidade de debatermos a educação numa perspectiva crítica para apresentar contrapontos às propostas neoliberais e conservadoras presentes nas escolas e nas atuais políticas educacionais, propomos a realização da realização da I Jornada de Educação Libertária de Curitiba.

O evento será composto por Mesas Redondas e Minicursos sobre educação libertária em suas variadas abordagens, seja através de um olhar histórico ou sociológico, científico ou pedagógico. Trata-se de um esforço interdisciplinar para analisar a perspectiva libertária e autônoma de educação, partindo do resgate de experiências históricas e de movimentos contemporâneos em direção à uma interpretação político-filosófica-pedagógica da educação libertária.

Comissão organizadora:

Prof. Dr. Clóvis Mendes Gruner (DEHIS/UFPR)

Prof. Dr. Gilson Leandro Queluz (UFTPR)

Luiz Armando Ferrante (UNESPAR)

Prof. Dr. Rodrigo Rosa da Silva (CED/UFSC)

Local, inscrições e programação em breve.

FB: https://www.facebook.com/events/706213346397280/

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/10/16/i-jornada-de-educacao-libertaria-de-sao-paulo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/09/26/ii-jornada-de-educacao-libertaria-de-pelotas-rs/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/05/22/recife-pe-3a-jornada-de-pedagogia-libertaria-anarquismo-e-educacao-integral/

agência de notícias anarquistas-ana

Por do sol no horizonte
pinta o céu de laranja,
para os olhos uma canja.

Pedro Mutti