[França] “Os laços de amizade que nos unem não podem ser derrotados por uma gangue de bandidos e máfias”

por Federação Anarquista Francófona | 04/11/2018

Camaradas do Brasil,

Nós, militantes da Federação Anarquista Francófona, seguimos com grande preocupação os acontecimentos que levaram Bolsonaro ao poder no Brasil.

Estamos muito preocupados com a situação política do seu país. Estamos particularmente preocupados com sua segurança e liberdade de ação. Os laços de amizade que nos unem não podem ser derrotados por uma gangue de bandidos e máfias.

Nós estamos obviamente testemunhando um aumento global de regimes autoritários, prefigurando uma nova forma de fascismo que combina o liberalismo ultra-econômico, um sistema político baseado no exército e na polícia, e a mais extrema alienação religiosa.

Se na França não vivemos os extremos que você conhece hoje no Brasil, uma pesquisa recente revelou que 40% da população francesa apoiaria o estabelecimento de um poder político forte.

Na França e na Europa, existem obstáculos institucionais a derrapagens despóticas nas esferas econômica e política, mas por quanto tempo?

Mas também existem dispositivos institucionais que permitem que o poder tome decisões sem consulta, criminalizar conflitos sociais, etc.

Mais do que nunca, os libertários de todos os países devem mostrar solidariedade na luta contra a exploração econômica, a opressão política e a alienação religiosa.

Embora estejamos separados por um oceano, asseguramos-lhe nosso apoio e estamos prontos para transmitir, na medida de nossos meios, as informações que você nos enviará para divulgação.

Nosso apoio aos nossos camaradas no Brasil poderia, em primeiro lugar, ser manifestado pela disseminação de informações. Nossos meios de propaganda e informação: Le Monde Libertaire mensal, Le Monde Libertaire on-line, Radio Libertaire, mas também nossos contatos internacionais estão à sua disposição para apoiá-lo e retransmitir as informações que você nos enviará.

Abraço fraterno e solidário

federation-anarchiste.org

agência de notícias anarquistas-ana

lua quase cheia
por trás das nuvens
nos olhos do cão

Alice Ruiz