[Espanha] Lançamento: “Discurso ácrata. Anarquismo y anarcosindicalismo, teoría y acción”, de Ferran Aisa

No presente ensaio, o autor faz um percurso divulgativo pelo ideal anarquista e anarcossindicalista, através tanto de suas teorias ideológicas como da ação que os libertários realizaram para pô-la em prática. Este trabalho serve, portanto, como ponto de reflexão para entender o que é, o que foi ou o que pode ser esta filosofia da vida individual, coletiva e social. E responde a perguntas tais como Que é o anarquismo? Que é o anarcossindicalismo?

O ensaio tenta dar uma resposta a elas desde a reflexão e o estudo dos grandes teóricos do pensamento ácrata: Proudhon, Bakunin, Kropotkin…, para chegar a uma compreensão o mais simples possível de ditas ideias humanas e sociais, isso é em resumo as ideias libertárias. Por outro lado, seguindo os passos de autores como Rocker ou Lorenzo analisa uma a uma as funções teóricas do anarcossindicalismo como são a Ação direta, a Solidariedade, o Apoio Mútuo, a Autogestão, o federalismo e, entre outras práticas a Democracia direta.

Ferran Aisa busca na história a prática que desenvolveram os anarquistas e anarcossindicalistas na luta do movimento obreiro desde seus alvores até o final da Guerra Civil espanhola. Finalmente oferece uma série de dados para a reconstrução histórica da CNT e do Movimento Libertário. Acompanhado de textos como o pensamento de Durruti, as publicações libertárias e uma exaustiva bibliografia anarquista e anarcossindicalista.

Discurso ácrata. Anarquismo y anarcosindicalismo, teoría y acción.

Ferran Aisa

Calumnia Edicions, Colección Tempus Ago, 6. Mallorca 2018

288 págs. Rústica 18×12 cm

ISBN 9788494918445

10.00€

calumnia-edicions.net

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/11/17/espanha-lancamento-ecn-1-radio-cnt-fai-barcelona-a-voz-da-revolucao-de-ferran-aisa/

agência de notícias anarquistas-ana

Logo após a chuva,
a festa dos bem-te-vis—
revoada de insetos.

Reneu do A. Berni

Leave a Reply