[Uruguai] Apresentamos a Biblioteca Itinerante “Santiago Maldonado”!

Nestes últimos tempos no CAL (Coletivo Andamio Libertário) estivemos trabalhando em um novo projeto: colocar em funcionamento uma biblioteca itinerante. Decidimos nomeá-la em homenagem a nosso companheiro “Santiago Maldonado”, que lutou fiel a seus ideais até as últimas consequências, ombro a ombro com os irmãos do povo mapuche contra a brutalidade do Estado e o Capital.

De momento carecemos de um espaço fixo que nos permita desenvolver esta atividade de maneira mais prática e acessível, pelo que a dotamos no começo do caráter “ambulante”. Assim, disponibilizaremos os livros em algum local público que designaremos e especificaremos na página de Facebook cada mês; nos encontraremos ali ao menos um dia por semana (especialmente os fins de semana), na tarde, e todo o mundo pode aproximar-se para ver os livros, perguntar, sentar-se para ler. Quem deseje pode levar um livro deixando-nos alguns dados de contato para enviar-lhe um aviso após um mês e lembrar da devolução. Sobre isto só solicitamos uma “contribuição voluntária”. Do mesmo modo, quem valorize nossa inciativa e queira apoiá-la economicamente, pode associar-se e contribuir com a soma que deseje a cada mês (também pode doar livros). O dinheiro recebido será destinado exclusivamente a este projeto na incorporação de novo material, impressões, compra de selos, etc.

As novidades da biblioteca serão tratadas na página de Facebook do coletivo e em uma seção especial que abriremos neste blog. Nestes locais informaremos sobre os livros que tenhamos em mãos, as colaborações e doações…

Ao final desta nota acrescentamos a lista de livros com os quais iniciamos. Em sua maior parte, estes títulos foram a generosa colaboração dos e das companheiras da Biblioteca Alberto Ghiraldo [de Rosário, na Argentina]. Lhes agradecemos enormemente por sua colaboração!

Não nos sobra outra coisa que dizer além de que depositamos grandes intenções nesta biblioteca e nos esforçaremos por brindar, mais além da disponibilidade de recursos com os que contamos, de um serviço de qualidade cultural e literária à comunidade. Agradecemos a difusão deste projeto.

andamiolibertario.wordpress.com

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2011/07/06/franca-o-novo-projeto-do-%E2%80%9Cle-rue-rale%E2%80%9D-uma-biblioteca-itinerante/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/11/14/venezuela-entrevista-a-biblioteca-movel-la-soledad-por-seus-3-anos-na-luta/

agência de notícias anarquistas-ana

Mesmo em férias
O canto do sabiá
Vem me acordar

Gabriela Cabral Solda – 12 anos