Vídeo: “Carlo & Anita Aldegheri: Vidas Dedicadas ao Anarquismo”

video-carlo-anita-aldegheri-vidas-dedicadas-ao-a-1

Vídeo: “Carlo & Anita Aldegheri: Vidas Dedicadas ao Anarquismo”

Conheça a trajetória dos militantes anarquistas Carlo e Anita Aldegheri, resgate histórico realizado pelos companheiros e companheiras da Biblioteca Carlo Aldegheri (Guarujá) e Centro de Cultura Social (São Paulo), com os quais você pode entrar em contato para obter o livro “Carlo & Anita Aldegheri: Vidas Dedicadas ao Anarquismo”. Esse video foi gravado durante a atividade de lançamento do livro na Casa da Lagartixa Preta “Malagueña Salerosa”, em Santo André (SP).

Fugido de uma vida de miséria na Itália, Carlo vai para a França e lá conhece o anarquismo e se entrega para a luta social, sendo inclusive baleado durante uma manifestação. Na revolução espanhola, Carlo luta nas milícias antifascistas e sobrevive a inúmeras prisões e campos de concentração, até reencontrar Anita.

Chegando ao Brasil rapidamente integra o Centro de Cultura Social (CCS), espaço anarquista que resiste até hoje como uma referência do movimento desde a década de 30.

Para Anita e Carlo Aldegheri, os princípios anarquistas não eram apenas palavra escrita: Eram práticas diárias, que se expressavam na solidariedade infinita que o casal demonstrava tanto às pessoas que cruzavam seu caminho quanto ao próprio movimento anarquista, com o qual eles contribuíram ativamente até o final de suas vidas.

O movimento anarquista tem o papel de preservar a história de seus companheiros e companheiras, que deram com alegria suas vidas pela construção de uma sociedade autogestionária, livre e emancipada.

Jamais serão esquecidos, camaradas Carlo e Anita Aldegheri,

Sua memória viverá para sempre, até o triunfo da anarquia!!!

>> Assista o vídeo (18:37) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=qGEeljIkf0k

>> Contatos:

• Núcleo de Estudos Libertários Carlo Aldegheri: nelca@riseup.net

• Centro de Cultura Social: ccssp@ccssp.com.br

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/11/21/lancamento-carlo-anita-aldegheri-vidas-dedicadas-ao-anarquismo/

agência de notícias anarquistas-ana

lá se vão as garças
vão pairando sobre o rio
vão cheias de graça

Gustavo Felicíssimo