[Bolívia] Convocatória:”Anarquismo na América Latina: experiências libertárias e novas coletividades em luta”

X Congresso da Associação de Estudos Bolivianos – Sucre, Bolívia, 22 a 26 de julho de 2019

Coordenadores:

Ivana Margarucci (UBA-CeDInCI/UNSAM,CONICET) –ivannita77@hotmail.com

Marcelo Maldonado Rocha (PRAHC.UMSS) – chinomaggot@hotmail.com

Moderadora:

Virginia Ayllón Soria (pesquisadora independente) –virginiaaillon@gmail.com


Conteúdo da mesa redonda:

A mobilização política dos setores subalternos tem sido uma constante na história contemporânea e recente da Bolívia, assim como nos demais países da América  Latina. Além da trajetória histórica percorrida pelos “anarquismos”- diversos, daí sua denominação no plural –, na atualidade, é possível encontrar experiências políticas e sociais vinculadas com a práxis ou o discurso libertário.

Nesta oportunidade, a mesa redonda “Anarquismo na América Latina: experiências libertárias e novas coletividades em luta” amplia e reatualiza as experiências dos simpósios “Autonomia, comunitarismo e anarquismo em Abya-Yala – Nossa América” e “Anarquismo na Bolívia, ontem e hoje”, desenvolvidos em 2017 e 2015 nas IX e VIII edições do Congresso da Associação de Estudos Bolivianos.

No marco do presente simpósio, aspiramos reunir o resultado de trabalhos de pesquisa e reflexões elaboradas desde diferentes disciplinas assim como desde o ativismo, vinculadas ao passado, presente e futuro das lutas sociais no continente.

Sob essa perspectiva, convocamos à apresentação de palestras sobre experiências anarquistas, autonomistas e comunitárias, com o fim de reunir e construir memórias compartilhadas sobre a vocação antiestatal e anticapitalista tanto das experiências libertárias do século XX como as atualmente vigentes, o que inclui, entre outras, as lutas populares pelo acesso e resguardo dos bens comuns, as mobilizações e intervenções feministas contra o sistema patriarcal e heteronormativo e os projetos educativos desenvolvidos sob o código da pedagogia libertária, que tem como horizonte organizativo a construção de novas coletividades, da autonomia e da autogestão.

Com tudo isso, a mesa redonda se propõe fortalecer a reflexão sobre iniciativas diversas e plurais de organização e luta, com ou sem vínculos explícitos de caráter doutrinário com os princípios anarquistas, ao mesmos tempo que recuperar o caráter anti-sistêmico e transformador destas experiências, resgatando-as do esquecimento historiográfico e político ao qual muitas delas foram e seguem sendo confinadas.

 Propostas:

As propostas de palestras devem ser enviadas aos coordenadores de cada mesa redonda seguindo o formato:

 – Sobrenome e nome, filiação institucional, correio eletrônico.

 – Título da palestra.

 – Resumo de um mínimo de 300 e um máximo de 500 palavras problematizando o conteúdo que se pretende abordar.

 – Palavras chaves (5 como máximo).

 Todos os envios devem ser feitos em arquivo anexo respeitando o formato de página carta, margens de 2, 5 cm., letra Times New Roman número 12, negritos. Os coordenadores deverão confirmar recebimento e poderão solicitar mais especificações se considerá-lo necessário, até 20 de março. Os participantes deverão enviar os trabalhos completos quando os coordenadores o solicitem. A aceitação ou rechaço da proposta será comunicada pelos coordenadores de mesa até 28 de março.

 bolivianstudies.org

 Conteúdo relacionado:

 https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/23/bolivia-simposio-anarquismo-autonomia-e-comunitarismo-na-abya-yala-nossa-america/

 agência de notícias anarquistas-ana

A mão que me espera
traça o caminho da volta
abrindo janelas.

Eolo Yberê Libera