Anarquistas italianos apoiam a greve geral das mulheres

A Federação Anarquista Italiana (FAI) escreve sobre o motivo pelo qual estará se mobilizando a favor da iniciativa grevista global em 8 de março, em meio a uma atmosfera de reação que tem impulsionado reformas repressivas.

A Federação Anarquista Italiana apoia a greve feminista geral que marcará o 8 de março em muitos países do mundo.

Em vez de ser um mero ritual e ser feito por lógica puramente testemunhal, a greve é um momento necessário de ruptura para reforçar e destacar a luta contra todas as formas de discriminação, contra todas as formas de dominação que sujeitariam nossas vidas e nossos corpos.

Hoje, mais do que nunca, forças reacionárias estão atacando aqueles que reivindicam liberdade e autodeterminação através de iniciativas e medidas políticas sob a bandeira do sexismo e “defesa da família” – as ações de uma cultura patriarcal enraizada e constantemente renovada através das suas raízes e benefício para as lógicas de exploração.

Diferenças salariais para o mesmo emprego, desemprego, subemprego, precariedade, cortes nos gastos sociais. A guerra social ataca fortemente as mulheres, reduzindo sua autonomia econômica e exaltando o papel da família como o melhor método de sobrevivência. Uma família que repousa na consolidação dos papéis tradicionais, na moralidade sexista, na hierarquia, na subordinação das mulheres. Uma família que, as crônicas e as estatísticas nos oferecem testemunhos impiedosos, é o primeiro lugar da violência. Esta é a família tradicional que é tão cara aos padres, fascistas e todos aqueles que querem impor, assim como a pobreza, até o controle total de vidas e escolhas.

A família é a fortaleza em torno da qual essas forças reencontram continuamente uma ordem social e política hierárquica e exclusiva. Na esquerda, como na direita, daqueles que gostariam que fossem estendidos aos casais homossexuais para aqueles que o querem modelados na família “sagrada”. Uma instituição que é garantia de estabilidade para os governos.

O sexismo familiar é o denominador comum de muitas medidas e intervenções empreendidas pelo governo italiano: do esquema da renda da cidadania e esquemas semelhantes, que operam em uma base familiar, às leis orçamentárias aplicadas às famílias rurais; desde a revisão da licença maternidade até o Pillon Bill para combater o divórcio; do desinvestimento em centros anti-violência ao encerramento dos consultores, aos ataques ao aborto.

Medidas e processos que, em grande parte, os governos anteriores anteciparam e iniciaram e que agora, com o atual governo, estão sendo expressos em termos particularmente reacionários e repressivos. Agora, mais do que nunca, é necessário desenvolver um debate lúcido e atento que aborde os problemas da questão e dos indivíduos, além das articulações de opressão e das estratégias que permitam superá-las, até mesmo das contradições que a cultura patriarcal pode nutrir na esfera de nossas relações.

Hoje, mais do que nunca, é necessário apoiar as lutas e as experiências autogeridas que querem contrariar as políticas sexistas e afirmar as práticas de liberdade.

Por estas razões, como anarquistas, estaremos presentes nas ruas no dia 8 de março.

Grupo de Trabalho 8 de março da Federação Anarquista Italiana

Fonte: https://freedomnews.org.uk/italian-anarchists-for-the-general-womens-strike/

Tradução > Abobrinha

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/03/04/espanha-video-la-calle-e-nuestra-otra-vez-a-cancao-que-chama-a-greve-feminista-de-8m/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/02/27/espanha-8-de-marco-de-2019-por-voce-por-nos-por-todas-greve-feminista-internacional/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/02/15/espanha-cnt-convocara-greve-geral-feminista-de-24-horas-em-8-de-marco/

agência de notícias anarquistas-ana

É muito silêncio
enquanto as flores não crescem
e os poetas dormem.

Eolo Yberê Libera