[EUA] Sorvete, Anarquia e Trabalhadores Esquecidos

Os anti-autoritários de Detroit se lembram de Sacco e Vanzetti com sorvete social, ajudam em um evento único de compartilhamento de alimentos

por D. Sands

No final de agosto [de 2018], uma multidão considerável se reuniu em um parque no centro de Detroit bem passado de seus dias de glória para comer sorvete de chocolate, baunilha e morango… e aprender sobre Sacco e Vanzetti.

O evento, conhecido como Sacco and Vanzetti Ice Cream Social (Sorvete Social de Sacco e Vanzetti), homenageou a memória de Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, dois anarquistas nascidos na Itália enquadrados por supostamente roubar e matar um tesoureiro e segurança em South Braintree, Massachusetts, em abril de 1920.

Condenados por causa de seu status político e de imigrantes, apesar de evidências substanciais de sua inocência, Sacco e Vanzetti inspiraram um movimento de milhões de pessoas em todo o mundo que exigiam sua libertação.

Os dois anarquistas foram assassinados pelo estado de Massachusetts na cadeira elétrica em 23 de agosto de 1927.

O sorvete social deste ano foi patrocinado por anarquistas locais e membros da filial de Detroit dos Trabalhadores Industriais do Mundo (IWW – Industrial Workers of the World). Foi a retomada de uma tradição que começou em 2002 para lembrar os dois ítalo-americanos no 75º aniversário de sua execução.

Um organizador do evento disse ao Fifth Estate: “Um amigo e eu decidimos reiniciar o sorvete social anual depois de participar de um evento de comemoração de Sacco e Vanzetti em Boston no ano passado”.

“Tentamos várias coisas ao longo dos anos — uma exibição de filmes, uma festa de dança — mas o sorvete social sempre funcionou melhor”, ele continua. “Por alguma razão, as pessoas querem saber o motivo pelo qual estamos servindo sorvete. Isso realmente desperta sua curiosidade sobre Sacco e Vanzetti”.

O sorvete social deste ano se encaixou com o piquenique livre bimestral “Sundays in Cass Park with our Friends and the Forgotten Worker” (Domingos no Parque Cass com nossos amigos e o trabalhador esquecido) organizado por uma coalizão que inclui a Wobbly Kitchen, uma instituição local do IWW que fornece alimentos para trabalhadores necessitados e para outros eventos e comícios.

“O sorvete social e a comida em geral é uma ótima forma de unir as pessoas”, diz Jim Rehberg, do grupo de cozinha do IWW. A execução de Sacco e Vanzetti representa “as intenções assassinas dos poderes de manter qualquer um na classe em luta desacreditado e incapaz de ter voz nesse sistema”.

“Eles foram julgados e condenados porque eles eram imigrantes e anarquistas. Suas crenças políticas estavam fora das normas e indesejadas”, Rehberg continua. “Muitos de nós nesse sistema americano de governo estão fora das normas e cada vez mais estão sendo censurados, silenciados, encarcerados, forçados a endividar-se e encurralados pelo estado de direito. Sacco e Vanzetti são duas das muitas inspirações para a classe em luta”.

Domingos no Parque é uma história que vale a pena contar. O evento de compartilhamento de alimentos tem a sensação de uma antiga cozinha de sopas. A cada duas semanas, atrai uma multidão animada de pessoas principalmente da classe trabalhadora, algumas delas desabrigadas, para saborosas refeições com opções com carne e sem carne.

Um grupo de base chamado Detroit Underground Initiative (Iniciativa Subterrânea de Detroit) iniciou as refeições quinzenais em 2011 como um ato de solidariedade com um companheiro do Food Not Bombs que havia sido preso por compartilhar comida com famintos e desabrigados. Pouco tempo depois, a Wobbly Kitchen se juntou para apoiar seus esforços.

Ao longo dos anos, as refeições de domingo atraíram uma confederação de voluntários, apoiadores e participantes, que inclui membros de vários sindicatos diferentes, moradores do bairro e outros na área de diferentes origens.

A comunidade em torno do evento tem sido tão forte que alguns residentes da área deslocados pela gentrificação do estádio esportivo da região fazem longas viagens de ônibus até seu antigo bairro para participar do evento.

O programa de refeições quinzenais é apoiado por contribuições e um Jantar de Spaghetti anual para arrecadar fundos preparado pela Wobbly Kitchen.

Para se certificar que “ninguém está confuso ou enganado em pensar que somos apenas um grupo de voluntários felizes que gostam de trabalhar de graça e dar comida”, a página do Facebook da Kitchen (The Wobbly Kitchen (Detroit)) cita explicitamente o Preâmbulo para a abertura de fogo da Constituição da IWW:

“A classe trabalhadora e a classe empregadora não têm nada em comum. Não pode haver paz enquanto a fome e a falta forem encontradas entre milhões de trabalhadores e os poucos que compõem a classe empregadora têm todas as coisas boas da vida”.

“Como a fome e a falta são encontrados em abundância na cidade de Detroit e no estado de Michigan, não temos outra escolha senão compartilhar o que pudermos para aliviar o fardo daqueles Trabalhadores Esquecidos”.

Os Domingos no Parque demonstram que a solidariedade e a ajuda mútua podem unir as pessoas para formar uma comunidade cuidadosa e apoiadora.

Tanto as refeições quanto o sorvete social anual também destacam o poder da memória, como lembrar os sacrifícios daqueles que nos precederam e reconhecer as contribuições esquecidas daqueles que agora vivem ao nosso lado pode fornecer força e discernimento à medida que passamos pela difícil jornada rumo a um futuro libertado.

Seria incrível se no próximo ano houvessem sorvetes sociais para Sacco e Vanzetti não só em Detroit, mas em cidades ao redor do globo. Lembrar o nosso passado é lembrar o que somos capazes de fazer mais uma vez!

Viva Sacco e Vanzetti! Viva o Trabalhador Esquecido!

Pesquise “Sundays in Cass Park” no Facebook para horários de eventos de alimentos.

>> D. Sands é um escritor de Detroit que cobre o ativismo.

Fonte: https://www.fifthestate.org/archive/402-winter-2019/ice-cream-anarchy-forgotten-workers/

Tradução > sapat@

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/09/05/eua-a-iww-de-boston-relembra-sacco-e-vanzetti/

agência de notícias anarquistas-ana

a palmeira estremece
palmas pra ela
que ela merece

Paulo Leminski