[Peru] Exposição: “González Prada: anticlericalismo e anarquismo”

A Biblioteca Central da UNMSM vai acolher uma exposição sobre Manuel González Prada (1844-1918), o primeiro intelectual moderno no Peru, através de um conjunto de reproduções gráficas de documentos (fotos e jornais), murais e instalações de arte, oferecendo uma visão ampla da trajetória cultural desse humanista.

A exposição, intitulada “González Prada: anticlericalismo e anarquismo”, que estará aberta ao público a partir de 18 de março e vai até 30 de abril na sala de exposições da citada biblioteca, irá destacar o então ensaísta não só por seu diagnóstico lúcido e sua crítica intransigente às instituições sociais e políticas, mas também pelas contradições que cruzam sua trajetória de vida e suas ideias.

Seu anticlericalismo originou-se em experiências familiares e foi inscrito nas doutrinas do radicalismo liberal. Criticou com virulência a Igreja Católica como uma instituição aliada do poder político e inimiga da liberdade, e denunciou os maus sacerdotes, que controlavam os corpos e mentes das mulheres. Além disso, ele apostou decididamente por uma educação laica e científica para crianças e jovens.

Em relação ao anarquismo, ele negou leis, religiões, exércitos e nacionalidades; exaltou o poder do indivíduo; propôs a abolição do Estado; dividiu o mundo em duas pátrias: a dos ricos e a dos pobres, e encorajou a emancipação de todas as classes.

Da mesma forma, rechaçou a perspectiva socialista de uma revolução exclusivamente da classe trabalhadora, propôs uma greve geral e armada para lutar contra o capitalismo, condenou a propriedade privada e desprezou tanto a vontade de mandar quanto a obediência servil.

A inauguração será realizada na segunda-feira 18 de março na sala de exposições da Biblioteca Central da UNMSM e a entrada será gratuita.

FB: https://www.facebook.com/events/695005970902186/

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/09/18/peru-i-congresso-de-estudos-anarquistas-manuel-gonzalez-prada-2/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/27/peru-manuel-gonzalez-prada-e-a-vigencia-de-seu-pensamento/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/07/25/peru-resenha-sobre-a-apresentacao-do-livro-anarquia-de-manuel-gonzalez-prada/

agência de notícias anarquistas-ana

Calam-se as cordas.
A música sabia
o que eu sinto.

Jorge Luis Borges