[Espanha] Lançamento: “Mulheres em luta”, de Isabella Lorusso

Epílogo Dolors Marin – Prólogo Beatriz Gimeno.

Mulheres em luta é um livro coral, um conjunto de entrevistas realizadas junto a mulheres espanholas que participaram da guerra civil. Algumas pegaram em armas e combateram na linha de frente, outras militaram dentro do POUM, em Mulheres Livres, ou em diferentes grupos anarquistas. Todas lutaram contra a Ditadura Franquista e pela emancipação das mulheres, e juntas conquistaram significativos avanços sociais como o aborto livre e gratuito. Empreenderam uma grande revolução, na qual tiveram que enfrentar não só o fascismo, mas também, as vezes, seus próprios companheiros.

Suas impressionantes memórias nos convidam a fazer uma reflexão acerca de uma luta que pertence a outro tempo, mas que se revela atual e necessária. Suas vozes, que possuem a força e a imediatez próprias do testemunho real, apresentam, sem cerimônias, a complexidade de uma época cujas contradições quase nunca aparecem no discurso historiográfico oficial. Suas memórias pulsantes, lançam uma nova luz sobre acontecimentos tão cruciais como as Jornadas de Maio de 1937 ou o assassinato de Andreu Nin, e se aprofundam nas origens do movimento feminista da Espanha. Graças ao trabalho de Isabella Lorusso, esta extraordinária mensagem de rebelião e justiça fica resguardada pela verdade, pela memória e chega às novas gerações de mulheres em luta.

Sobre a autora

Isabella Lorusso nasceu em Ostuni, Apulia, em 1967, e terminou seus estudos em Bolonha com uma tese sobre a guerra civil espanhola. Se mudou para o Peru, onde ensinou italiano nas universidades de Lima, Cuzco e Tumbes. Atualmente vive na Inglaterra. Publicou La magaSenza pelle e T/3. Storia di un femminicidio e, na Espanha, Un día sin ti, Potosí: historia de un viaje en el sur del mundo e Voces del POUM.

Mujeres en lucha

Altamarea Edicões, Coleção Ensaio. Madrid 2019

248 págs. Rústica 20,5×13,5 cm

ISBN 9788494833588

18.90€

altamarea.es

Tradução > Daitoshi

agências de notícias anarquistas-ana

folia na sala
no vaso com flores
três borboletas

Alonso Alvarez