Lorenzo Orsetti: A vida de um guerrilheiro anarquista do século XXI

Com 33 anos, Lorenzo Orsetti caiu em combate no noroeste da Síria em uma emboscada do Estado Islâmico. La Tinta [da Argentina] falou com Heval Dilsoz, seu amigo e companheiro de armas.

porMikel Tartalo para La Tinta

Lorenzo Orsetti foi um libertário de 33 anos. Tekoser Piling era o nome de batalha com o qual ele havia sido batizado. Ele tinha viajado para o norte da Síria, em setembro de 2017, para se juntar à resistência curda, e nesse momento, lutou contra os últimos jihadistas do Estado Islâmico (Daesh) na cidade de Raqqa, considerada por vários anos como a capital administrativa do grupo islâmico na Síria após a queda de Mosul no Iraque.

Orso, como Lorenzo foi apelidado, foi na Síria sabendo que o Daesh – a maneira desdenhosa pela qual os curdos chamam o Estado islâmico – não era o único inimigo que ameaçava a liberdade e integridade dos curdos, yazidis, assírios, turcomenos e armênios na região. O Estado turco, liderado pelo ditador Recep Tayyip Erdogan, havia usado uma linguagem muito hostil contra os curdos de Rojava (Curdistão sírio), na qual os ameaçava exterminá-los do norte do país. Essas ameaças foram cumpridas meses depois, em janeiro, com a invasão da Turquia ao cantão curdo de Afrin.

Um lutador incansável, com uma moral muito elevada, muito convencido pelo que lutou, foi Lorenzo nas palavras de seus companheiros. Seus ideais eram os de Kropotkin, Cafiero e Malatesta: um comunista libertário comprometido e consistente que defendeu a liberdade, a equidade e a justiça para os oprimidos até o último momento de sua vida.

Lorenzo havia lutado na batalha de Afrin contra os jihadistas do Exército Livre da Síria (ELS), autointitulados “Exército Nacional Sírio” e o exército turco. Lá, ele perdeu vários de seus companheiros, incluindo o anarquista Sevger Ara Makhno, um militante libertário turco que decidiu atravessar a fronteira de seu país e juntar-se a resistência curda contra o regime neo-otomano e de seus sócios na Síria. Sevger havia compartilhado uma unidade militar com Orso. Ambos faziam parte da brigada anarquista Tekosina Anarsist (Luta Anarquista, em curdo) do Batalhão Internacional de Libertação.

Lorenzo Orsetti nasceu em 13 de fevereiro de 1986 em Florença, Itália. Durante a sua vida na sua terra natal, Florença, Orso trabalhou desde os 16 anos como restaurador, garçom, cozinheiro e sommelier. Trabalhava em um prestigioso setor de restauração. Em sua cidade, os serviços desse setor são muito solicitados pela classe burguesa. Ele também trabalhou em restaurantes de luxo, onde conheceu pessoas ricas o tempo todo. Seguindo a lógica e os objetivos impostos pelo capitalismo, Lorenzo teve um “bom trabalho” e, apesar de ser um obreiro, um trabalhador humilde, teve uma vida cheia de oportunidades em um setor que lhe permitiu fazer uma carreira. No entanto, estava cansado da sociedade individualista europeia, da “mediocridade italiana”, do consumismo e da indiferença contra os setores mais vulneráveis e esquecidos. “Estou cansado de servir comida aos ricos”, disse Lorenzo aos amigos.

Lorenzo caiu como mártir em Baghouz, na província de Deir Ezzor, alguns dias antes da cidade ser libertada pelos curdos. Foi o último bastião do Estado Islâmico na Síria. O corpo de Lorenzo foi recuperado e ele será enterrado em sua amada Florença de acordo com seus pais. Domingo 31 de março haverá em sua Itália natal uma manifestação em memória de Orso, convocada por organizações anarquistas, comunistas e antifascistas que também se pedirá pelos voluntários processados pelos tribunais italianos.

Um libertário que não suportava a indiferença

“Eu conheci Lorenzo na Itália. Éramos compas, simplesmente, e fiz amizade com ele no Iraque quando estávamos cruzando a fronteira para a Síria”, diz Dilsoz, um miliciano italiano que lutou contra o Estado Islâmico e compartilhou quartel com Orso. Ele também estava no TKP/ML TIKKO, assim como na Tekoser.

Heval Dilsoz não é seu nome verdadeiro, como Tekoser; É o nome de batalha que ele usa por razões de segurança. Na Itália, a justiça persegue os combatentes que, como Lorenzo, lutaram contra o Daesh. A justiça italiana os considera “pessoas socialmente perigosas” e eles são processados por uma lei fascista de 1930 que ainda é válida.

 “Compartilhávamos mais ou menos os mesmos ideais”, diz Dilsoz, que na Itália é um ativista libertário em espaços não partidários autônomos. Conversamos com ele e ele nos contou sobre Orso, seus ideais e sobre a experiência revolucionária curda pela qual Lorenzo deu sua vida.

Quem foi Lorenzo? Como ele era?

Lorenzo foi, antes de tudo, uma pessoa com ideais libertários e, acima de tudo, um companheiro. Ele não era muito ativista na militância de sua cidade, mas era bem conhecido entre seus pares. Ele era uma pessoa muito simples e humilde. Ele era garçom, cozinheiro e sommelier. Ele começou a trabalhar com a idade de 16 anos no ambiente de restauração em Florença. Esse ambiente é de um padrão muito alto e ele tinha um emprego de luxo, apesar de ser sempre um trabalhador. Ele odiava sua posição social, no sentido de que ele não gostava das pessoas com quem se cercava. Foi um ambiente em que conheceu muitas pessoas ricas e famosas. Mas ele não podia mais aceitar isso. Sempre me dizia: “Estou cansado de trazer comida para os ricos”. Ele era um obreiro, um companheiro e um revolucionário.

Dia após a morte de Tekoser, seu pai Alessandro Orsetti disse à imprensa italiana que seu “filho não suportava a indiferença”. Todos aqueles que o conheciam dão a mesma definição de Lorenzo: um homem solidário que não tinha medo de enfrentar as consequências que poderiam advir da defesa do que ele acreditava ser justo.

De uma perseguição ideológica judicial, o assédio dos serviços de inteligência turcos ou mesmo a morte, nada fez Lorenzo duvidar de sua escolha. “Lorenzo não tinha medo da morte”, diz Dilsoz. Ele sempre disse que “é melhor adicionar vida aos dias do que dias à vida”. Isso era Lorenzo: viver para fazer”.

“Era muito feliz, estava muito feliz por estar longe da Itália, da mediocridade do mundo ocidental, do consumismo e do trabalho assalariado. Ele amava sua terra, não a Itália; Ele amava sua terra, sua cidade, mas ele estava feliz por estar longe”, diz Dilsoz.

Da bela Florença à guerra contra a Turquia e o Daesh

Por que decidiu desafiar a monotonia liberal e deixar a Itália?

Estava podre da Itália, podre da mediocridade da Itália: do racismo, de tudo, e queria fazer algo realmente revolucionário e estar com as pessoas fora da Itália, porque no Ocidente há muita conversa sobre revolução e tal, mas ele queria fazer parte de uma mudança. Ele viu nos camaradas que foram para a Síria para lutar uma esperança, uma saída, uma oportunidade de participar de uma revolução, uma revolução que não é anarquista nem comunista, porque é o Oriente Médio e não tem nada a ver com a sociedade ocidental.Na minha opinião, não pode ser classificada como anarquista ou comunista, mas é uma verdadeira revolução. A aspiração de todo revolucionário é fazer parte de uma revolução e, se não é hoje, quando podemos dizer que participamos de uma revolução?

No Ocidente, costumamos falar de “revolução” apenas com palavras, como algo nostálgico que só nos lembra de eventos passados, de livros de história. E tendemos mais a falar sobre a revolução do que fazê-la. Lorenzo decidiu, pessoalmente, levar seus ideais adiante e defender uma revolução que, como você diz, não é nem comunista nem anarquista. A Revolução de Rojava não é nem comunista nem anarquista. Talvez seja como socialdemocrata, mas no contexto do Oriente Médio e da existência de poderes tribais. Uma revolução com perspectiva de gênero é algo muito positivo e revolucionário… É assim mesmo?

Sim, exatamente como você diz. Eu acredito que nós, os ocidentais, comparamos muito, somos muito eurocêntricos… até na Argentina. O fato é que a Revolução de Rojava e os povos da Federação do Norte da Síria vêm de 40 anos de busca do povo curdo pela liberdade.Esta revolução tem a mesma ideologia do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK): o Confederalismo Democrático, como das Unidades de Proteção do Povo (YPG) e das Forças Democráticas Sírias (FDS). O PKK antigamente era marxista-leninista-maoísta e, após a queda do Muro de Berlim, fez uma autocrítica do socialismo que eles estavam procurando e concluíram que deveriam procurar um socialismo, mas renunciando ao Estado e construindo um socialismo desde as comunas e cooperativas. Eu não diria que é uma socialdemocracia, mas uma democracia social, mas essa é minha opinião. Afinal, é o confederalismo democrático e têm elementos do anarquismo, marxismo, socialismo e cultura curda e do Oriente Médio em geral. E a questão central é a abolição do patriarcado, que eu concordo completamente, porque é a principal forma de opressão, ou seja, a dominação dos homens sobre as mulheres, a passagem da sociedade natural matriarcal para a sociedade patriarcal e de classes.

Como esta revolução impacta as pessoas?

A propósito do feminismo, eu não sou feminista, já que sou um homem – se interrompe – mas eu sou a favor da abolição do patriarcado e das classes. Algo que impressiona a todos na Síria é exatamente isso: ver as mulheres saindo de casa para lutar, assumir posições de responsabilidade e assim por diante. Este tem sido, creio eu, com todas as críticas que podem ser feitas a Federação da Síria do Norte, algo que não se pode criticá-los: emancipação das mulheres, porque vêm de um contexto em que, no Oriente Médio antes da revolução, as mulheres eram literalmente escravas e assim permanecem em outras regiões. É o fruto de 40 anos de trabalho do Movimento de Libertação Curda que se expandiu, felizmente, em diferentes partes não-curdas do norte da Síria.

Qual foi a reação dos civis ao ver as mulheres participando da libertação de suas cidades do domínio do Daesh?

Eu estava no exército, então não pude ver muito o lado civil. Não vi quase nada porque eu estava na milícia, mas me sinto privilegiado por ter visto a reação de civis quando homens e mulheres retomaram as cidades do Daesh. Para o povo era algo muito novo, eles nunca tinham visto nada assim, especialmente os árabes. As pessoas ficaram muito surpresas ao ver mulheres armadas e possivelmente que muitos não gostaram, mas, a partir de agora, terão que se acostumar com isso.

Lorenzo: Urso na Itália, Tigre em Rojava

Orso, que em espanhol significa “urso”, foi o apelido que Lorenzo gostava de usar na Itália. Tanto é assim que ao chegar na academia militar em Rojava queria usar um nome de batalha alusivo ao seu apelido de toda vida: ele escolheu a palavra Oso (hurç, em curdo), mas seus companheiros de equipe o convenceram e que não era uma boa ideia, uma vez que essa palavra não tem conotações positivas nessa região. Então seus companheiros começaram a encontrar outro nome de outro animal e Tekoser Piling apareceu, cuja tradução literal seria “Tigre lutador”.

Voltando a Orso, que unidades e frentes de batalha Lorenzo serviu?

Lorenzo fazia parte do Batalhão Internacional de Libertação, que é um conglomerado de partidos comunistas e organizações anarquistas turcas. Lá ele se tornou amigo de comandantes de batalhão e foi enviado para unidades árabes ou curdas.Também era muito comprometido a ajudar a desenvolver (o batalhão anarco-comunista) Tekosina Anarsist. Ele se movia muito entre as frentes porque queria lutar. Ele lutou muito na defesa de Afrin e sobre o campo de batalha ganhou uma reputação de lutador de peso, de lutador de elite. Em seguida, ele lutou durante toda a campanha Deir Ezzor, chamada de “Tempestade Cizire” até o dia em que ele caiu.

Lorenzo amava animais, tinha muitas fotos com cachorros. Foi assim no quartel?

Estava obcecado por cachorros, os amava. Eu não gosto de cachorros, especialmente quando aprendi que cachorros comem cadáveres ali. Alguns cães comeram os restos de um companheiro que havia sido atingido por um míssil turco. Mas ele não se importava porque amava cachorros.

Hipocrisia, demagogia e cinismo

Os mortos não se incomodam mais. Esta parece ser a premissa seguida pela mídia e justiça italianas. Quando a triste morte de Lorenzo foi conhecida, a notícia chocou a opinião pública. As capas dos jornais no dia seguinte tinha a imagem: era o “herói italiano.” Sobre sua ideologia anarquista? Bem, obrigado. Para a imprensa italiana e o governo, os anarquistas são bêbados, viciados em drogas e criminosos. Não lhes servem esses dados sobre ele e podem se apropriar da imagem de Lorenzo. A mídia com um tom emocional e sensacionalista tentou criar sobre Lorenzo o estereótipo do herói nacionalista italiano. Enquanto isso, a justiça do país processa os companheiros anarquistas e socialistas de Lorenzo que voltam da Síria por lutar contra o Estado Islâmico; dizem que são “socialmente perigosos”. A “pericolosità sociale” é um conceito jurídico vigente desde a época fascista de Mussolini que, incrivelmente, ainda está vivo no código penal. “Eles são heróis e os processam, mas quando morrem, todo mundo quer apropriá-los”, disse Annalisa, mãe de Lorenzo.

“Rezemos por Lorenzo e repúdio máximo aos seus assassinos infames” era o que o político de extrema-direita Matteo Salvini twittou, ministro italiano do Interior e líder do liberal-conservador partido Liga do Norte. Salvini é um populista que baseia toda a sua campanha política nas redes sociais. Ele é conhecido por suas atitudes xenófobas, de islamofobia e racistas. É o típico político europeu que vive falando sobre a luta contra os “bárbaros muçulmanos” e usa as ações do Daesh para justificar seu ódio.

 “Que Salvini fala sobre Lorenzo é muito fora do lugar, Lorenzo era o oposto dele. Salvini quer um mundo com muros e exclusão, Lorenzo era o oposto, ele era um de nós que Salvini e o governo rotineiramente chama de ‘bêbados, drogados, ocupas abusivos e delinquentes’ – comenta Dilsoz completamente indignado. Isso acontece porque eles sempre enchem suas bocas falando sobre uma cruzada contra os muçulmanos e blá blá blá. Mas quando se trata de lutar contra o extremismo islâmico e os jihadistas, foram os anarquistas dos centros sociais que os combateram. Pelo menos, na Itália, não sei em outros países. Aqueles da Liga do Norte ou do Partido da 5 Estrelas que estão no governo não lutaram, fomos nós. Eles apenas ficam falando”.

O que acontece com os camaradas de Lorenzo que voltam da luta contra o Estado Islâmico?

Cinco camaradas de Turim e um da Sardenha (que retornaram da Síria) estão sendo processados, acusados de serem socialmente perigosos. Os camaradas de Turim são processados ou estão em via de sê-los. Eles são anarquistas ou de organizações autônomas (de esquerda), e especialmente do no-TAV (que rejeitam a construção de um trem de alta velocidade entre Lion na França e Turim). O companheiro da Sardenha, por ser independente e pertencer a uma família independentista da Sardenha.

Isso era o que estava esperando por Lorenzo se ele voltasse vivo para a Itália?

Ontem (segunda, 25 de março), durante a audiência no Tribunal, surgiu uma grande controvérsia após a queda de Lorenzo, porque muita gente dizia: “Bem, como é possível que, quando morram se glorifiquem e quando retornam são processados?” Um promotor do caso disse que se Lorenzo retornasse com segurança, não haveria um processo judicial contra ele, por causa das imputações contra os companheiros por suas atividades na Itália. É totalmente hipócrita. Dizendo essa mentira, eles tentaram sair de uma posição muito desconfortável para eles.

O que significa ser considerado uma pessoa “socialmente perigosa”?

A lei da periculosidade social é do período fascista, 1930, promulgada com o Código (penal) Rocco e ainda está em vigor, em tempos de democracia. Não é uma condenação criminal, porque você não vai para a cadeia por isso. É uma medida tomada pelos governos quando consideram que alguém é perigoso. É ridículo, é algo fascista. Isso significa ser privado de um passaporte, até mesmo uma carteira de motorista. Você tem que ter um endereço fixo onde deve estar obrigatoriamente a partir das 9 horas da noite e você não pode sair até as 7 horas da manhã. Além disso, você não pode frequentar locais públicos, como assembleias ou manifestações políticas. Eles também podem expulsá-lo da cidade onde você mora se você não nasceu lá, e eles podem até mesmo proibir você de sair de sua cidade.

Quer dizer algumas palavras para terminar?

Sim. Peço a todos os revolucionários para apoiar esta revolução, para não ser eurocêntrico, não é nem comunista, nem anarquista, mas é uma luta pela emancipação do ser humano. Eu acho que é um passo esperançoso da humanidade em direção à emancipação. Passaram coisas feias na Itália, coisas feias aconteceram na Argentina, eu sei o que foi o 24 de março contra a ditadura, mas o sangue dos povos do Oriente não é diferente do povo do Ocidente. Isso é muito importante lembrar, porque o mundo precisa de um modelo diferente de desenvolvimento. Eu fui para a Síria, como Lorenzo, porque parecia que era o fim da história, o fim do mundo, havia apenas o capitalismo: produzir, consumir, morrer. E lá eu vi, pelo menos, uma intenção de organizar a sociedade de uma maneira em que não há exploração do homem sobre o homem, do homem sobre a mulher e do homem sobre a natureza. Pelo menos, a intenção é essa. É uma revolução que, em geral, é muito boa. Então as teorias quando saem dos livros e são implementadas são muito diferentes, é óbvio: não é que um árabe de uma comunidade tribal que está acostumado a escravizar sua esposa e chegam as YPG e ele torna-se automaticamente um anarquista. Mas é muito importante apoiar este projeto. O mundo precisa de uma alternativa ao capitalismo.

As últimas palavras de Lorenzo podem ter sido as que ele escreveu e confiou a um colega, para o caso de ele não voltar para casa.

Olá, se você está lendo esta mensagem, significa que eu não estou mais neste mundo. Bem, não fique tão triste, estou indo bem; Eu não me arrependo de nada, eu morri fazendo o que eu achava certo,defendendo os fracos e sendo coerente com meus ideais de justiça, equidade e liberdade.

Então, apesar da minha partida prematura, minha vida foi um sucesso e tenho quase certeza de que saí com um sorriso nos lábios. Eu não poderia ter pedido algo melhor.

Desejo-lhe felicidades e espero que um dia (se ainda não o fez) decida dar a sua vida pelos outros. Porque essa é a única maneira de mudar o mundo.

Somente superando o individualismo e o egoísmo em cada um de nós se pode fazer a diferença.

Estes são tempos difíceis, eu sei, mas não se resignem, não desanimem, nunca! Nem por um momento. Mesmo que o mundo inteiro pareça perdido, e as coisas ruins que afligem os humanos e a terra pareçam insuportáveis, continue a encontrar força e inspirar seus companheiros.

É exatamente nesses momentos mais sombrios que sua luz ajuda.

E lembre-se sempre: “Toda tempestade começa com uma simples gota”. Tente ser essa gota.

Eu amo todos vocês e espero que você valorize essas palavras.

Serkeftin! Orso, Tekoser, Lorenzo.

Fonte: https://latinta.com.ar/2019/03/lorenzo-orsetti-la-vida-de-un-partisano-anarquista-del-siglo-xxi/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/03/23/italia-curdistao-pai-do-internacionalista-italiano-martirizado-estou-orgulhoso-de-lorenzo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/03/20/curdistao-ypg-lutador-internacionalista-da-italia-martirizado-em-baghouz/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/03/20/curdistao-militante-do-tekosina-anarsist-cai-sehid-em-deir-ezzor-ultima-frente-contra-o-estado-islamico/

agência de notícias anarquistas-ana

Um solzinho fraco
Ilumina
O campo seco

Bakusui