Giorgos Kalaitzidis, um dos membros mais expostos do grupo anarquista grego Rouvikonas, foi recentemente condenado a pagar 3.000 euros, o que corresponde a 1 ano e 4 meses de prisão. Esta punição, que ele não pode pagar, vem em adição à sua condenação atual a 56 meses de prisão. Uma solidariedade financeira tão forte quanto seu compromisso pode deter a estratégia de repressão do Estado através do dinheiro. O grupo está realmente ameaçado por 200.000 euros, 25.000 euros de taxas legais e 528 meses de prisão.
Um apoio financeiro tão forte quanto seu compromisso pode impedir a repressão do Estado. Sua solidariedade ofensiva existe graças à reciprocidade através de nossa rede de assistência mútua, capaz de eliminar parte de sua punição. Nosso objetivo é chegar a 10.000 euros adicionais¹. Esse apoio é econômico e político: mesmo que você não possa participar do “dinheiro compartilhado”, compartilhar essas informações em sua rede é essencial para o sucesso da campanha.
Para quem não conhece, o Rouvikonas foi formado em 2013 durante a crise financeira grega. Se eles trabalhavam, no início, como um grupo de apoio a presos políticos em manifestação, eles abriram rapidamente sua luta para a maior escala de opressão do Estado. Composto por enfermeiros, professores, estudantes, vendedores de lojas, livrarias, soldadores, ataca a política corrupta do Estado e do Lobby. Através da propaganda pelo fato, eles acumulam hoje centenas de ações como sabotagem, invasão, ocupação… Entre eles: a destruição do registro do super-endividamento na Grécia, a destruição do escritório de privatização do bem comum, o bloqueio das negociações com a Troika, várias intrusões no Parlamento e noutros locais de poder. Por exemplo, eles destruíram registros financeiros de pessoas endividadas, jogaram tinta vermelha na frente da embaixada francesa em 22 de abril para protestar contra a repressão de grevistas, estudantes, refugiados, pobres e contra bombardeios na Síria. Seguindo essa lógica de luta no local e no global, no último dezembro eles convocaram um dia internacional simultâneo de protestos anticapitalistas e antifascistas por mês, contra a política de austeridade e a destruição ambiental.
Nosso apoio deve ser tão radical e internacional quanto a resposta do Rouvikonas à emergência social e climática.
“Se você não encontrar solução, significa que você não a criou”, Giorgos
[1] No final de fevereiro, um comboio de apoio da França, Bélgica e Suíça trouxe um importante apoio financeiro. Mas esse montante foi usado para pagar parte da dívida do Rouvikonas.
>> Para mais informações sobre o Rouvikonas:
https://www.youtube.com/watch?v=342ZzVVCm70
https://www.facebook.com/rouvikonas/ – Γιωργος Καλαϊτζίδης.
>> Para colaborar financeiramente com a campanha:
https://www.lepotcommun.fr/pot/mjj83sy2
Tradução > Abobrinha
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Quietos, no jardim,
mãos serenadas. Na tarde,
o som das cigarras.
Yberê Líbera
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!