[França] Festival Libertário de Lyon: “Nós nos instalamos por todos os cantos”

Este festival “Primavera Libertária, nós nos instalamos por todos os cantos” é organizado, já há vários anos, por diferentes coletivos libertários de Lyon, por associações e por camaradas que encontraram-se no pensamento antiautoritário.

O festival “Novembro Libertário” decidiu neste ano aproveitar os belos dias da primavera para se estabelecer em Lyon em 2019 e renascer sob o nome de “Primavera Libertária”.

De 24 de março de 2019 a 3 de maio de 2019, venha conhecer-nos em Lyon para um novo mês de festival.

…visa difundir os saberes e práticas libertárias…

O objetivo da “Primavera Libertária” é mobilizar, criar e compartilhar o pensamento libertário, suas atualidades, suas práticas, a fim de desconstruir os estereótipos que os caricaturam com demasiada freqüência e tornar possível a tod@s e quaisquer um@ a ver, que o anarquismo é ancorado vigorosamente nas atualidades críticas do nosso mundo. Não, a renúncia não é o nosso horizonte. Não, a cultura do poder, a meritocracia, do capitalismo, do patriarcado, do nacionalismo nunca formarão nosso horizonte.

Mobilizamo-nos contra todas as formas de opressão e dominação, contra as regressões sociais e as injustiças que surgem de todos as partes, e contra a negação da justiça, contra a histeria securitária e identitária!

…à reunião de toda a população…

Na primavera de 2019, os libertários de Lyon se propuseram a ocupar todos os espaços possíveis e imagináveis (MJC, bares, espaços públicos, cinemas, instalações autogeridas, teatros…) para dar maior visibilidade às práticas libertárias.

Estamos instalando-nos em todos os lugares para criar uma dinâmica coletiva que permita responder claramente às questões de um mundo possível, superar as divisões herdadas do passado e desconstruir moralidades e injunções econômicas autoritárias e verticais; aquelas da economia capitalista-produtivista.

…para trabalhar à transformação social!

As culturas libertárias oferecem ferramentas e armas para refletir e agir de maneira diferente. Este festival de educação não formal, aberto a tod@s, visa a emancipação individual e coletiva, assim como a crítica das injustiças e instituições políticas e sociais repressivas.

No programa: livros, debates, concertos, teatro, poesia, comida, reuniões, ateliers/oficinas, conferências, projeções e poemas – mil (e uma) maneiras de se conhecer e se dispersar, para sonhar-falar-organizar uma sociedade cujo horizonte será pintado de cores do anarquismo.

printempslibertaire.info

Tradução > Markus Markus

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/11/16/franca-lyon-novembro-libertario/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/11/14/franca-lyon-festival-libertario-edicao-2016-de-3-a-25-de-novembro/

agência de notícias anarquistas-ana

A sensação de tocar com os dedos
O que não tem realidade –
Uma pequena borboleta.

Buson