[Espanha] Declaração unificada da Coordenadora Roji Negra para o Primeiro de Maio de 2019

Hoje, mais do que nunca, a luta da classe trabalhadora deve ser a prioridade da nossa ação sindical. Continuamos vivendo tempos de forte repressão às nossas mobilizações, direitos e liberdades.

É por isso que nos magnificamos como um movimento anarcossindicalista quando carregamos o espírito de luta em nosso dia a dia. E neste Primeiro de Maio de 2019 nós encorajamos você a apoiar as mobilizações chamadas para continuar deixando claro que a classe trabalhadora está mobilizada contra qualquer retrocesso em nossos direitos. E nos sobram motivos:

Tal como aconteceu em 1886 em Chicago, em cada estado, a classe política tem procurado repressivas legislações ou limitam o direito fundamental à greve e nos punem com multas e prisão ante as greves e manifestações que empreendemos. Pelo direito de greve e a revogação de todas as leis da mordaça! Abaixo os muros das prisões!

Por outro lado, as condições de trabalho e exploração social da classe trabalhadora são cada vez mais extremas, devido às reformas trabalhistas que precarizam o emprego e a vida dos seres humanos e não humanos. Pela revogação de todas as reformas trabalhistas que minam nossos direitos!

Por um lado, as altíssimas taxas de desemprego expulsam milhões de pessoas, menores e suas famílias para condições de extrema pobreza dentro das fronteiras do capital, o que visa tornar o trabalho assalariado como um luxo a que devemos aspirar. Enquanto isso, o capital lucra para sustentar sua opulência em suas vidas sem cuidar da maioria dos seres humanos, não humanos ou do meio ambiente. E o resto do trabalho de cuidar da vida como aquele feito dentro de casa e sem o qual, nenhuma pessoa poderia viver, se desvaloriza, invisibiliza e relegam as mulheres duplamente exploradas. Porque todas as vidas merecem ser cuidadas e sustentadas!

Denunciamos em particular as expulsões de pessoas para que o sistema financeiro continue a ser enriquecido. Também denunciamos a demagogia que põe em perigo as aposentadorias de nossos e de nossas idosas. Nossa solidariedade é mais forte que sua especulação. Para um sistema de pensões público e sustentável!

Da mesma forma, defendemos os Serviços Públicos em Educação, Saúde, Transporte e Comunicações. Bem como a livre circulação de pessoas. Estamos contra as fronteiras do capital!

Tampouco esquecemos que a luta por uma vida digna para todos deve ser internacional, assim como é o Primeiro de Maio e seus triunfos. Lembre-se que mais de cem anos atrás, as greves que começaram em diferentes fábricas e foram apoiadas por toda a classe trabalhadora, fizeram com que hoje tenhamos uma jornada máxima de 8 horas de trabalho por dia, que nos permite descansar 8 horas e ter mais 8 horas para viver. As mobilizações e lutas são úteis e fornecem direitos concretos de que todos nós desfrutamos.

Pela auto-organização da classe trabalhadora, sem hierarquias, contra toda autoridade!

Pela igualdade, a ecologia e contra todas as violências!

Viva o Primeiro de Maio!

E viva a classe trabalhadora!

Coordenadora Roji Negra

Fonte: http://rojoynegro.info/articulo/sin-fronteras/comunicado-unitario-la-coordinadora-roji-negra-el-primero-mayo-2019

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

brilha o grampo
ou ela tem no cabelo
um pirilampo?

Carlos Seabra