O Projeto Educativo Libertário, uma organização social, autônoma e horizontal, desenvolve processos pedagógicos autogestionados, integrais e excludentes ao sistema escolar dirigido, em uma primeira etapa, a meninos e meninas entre seis e treze anos de idade.
Para o desenvolvimento deste projeto, esboçamos estratégias curriculares e metodológicas baseadas na educação libertária com o fim de conseguir nos participantes as aprendizagens necessárias para potencializar sua curiosidade, criatividade, solidariedade, pensamento crítico e diversas habilidades sociais que lhes permitam ir conquistando a liberdade e assumir o controle de sua própria realidade.
Entre os fundamentos da educação libertária que mais relevância adquirem no Projeto Educativo Libertário, podemos mencionar:
1. A aprendizagem é um ato coletivo, pois somos seres sociais.
2. A aprendizagem é constante no tempo, quer dizer, nunca terminamos de aprender.
3. A aprendizagem parte do contexto social das pessoas que aprendem.
4. A aprendizagem deve considerar a curiosidade, necessidades e interesses de quem aprende.
5. A aprendizagem é politicamente intencionada. Não existe neutralidade.
6. A aprendizagem repercute na qualidade de vida das pessoas.
7. A aprendizagem nos permite transformar nossa realidade.
Não buscamos gerar pessoas funcionais a esta sociedade ou que busquem seu bem-estar em termos individuais, mas pessoas comprometidas com seu entorno. Pessoas que compreendam e assumam sua realidade, com habilidades sociais e conhecimentos que lhes permitam organizarem-se e transformá-la positivamente.
Os objetivos pedagógicos do Projeto Educativo Libertário são muito mais amplos e integrais que os conteúdos avaliados nos “exames livres”, no entanto ditas provas constituem um trâmite legal necessário de cumprir para certificar as aprendizagens de meninos, meninas e jovens vinculados/as ao Projeto. Desde esta perspectiva, o Projeto Educativo Libertário preparará e acompanhará a cada menino e menina em todo o processo dos “exames livres”.
FB: Proyecto Educativo Libertario
Tradução > Sol de Abril
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
Borboleta!
Pousou na minha mão
me viu e voou.
Renata
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!