[Chile] Projeto Educativo Libertário

O Projeto Educativo Libertário, uma organização social, autônoma e horizontal, desenvolve processos pedagógicos autogestionados, integrais e excludentes ao sistema escolar dirigido, em uma primeira etapa, a meninos e meninas entre seis e treze anos de idade.

Para o desenvolvimento deste projeto, esboçamos estratégias curriculares e metodológicas baseadas na educação libertária com o fim de conseguir nos participantes as aprendizagens necessárias para potencializar sua curiosidade, criatividade, solidariedade, pensamento crítico e diversas habilidades sociais que lhes permitam ir conquistando a liberdade e assumir o controle de sua própria realidade.

Entre os fundamentos da educação libertária que mais relevância adquirem no Projeto Educativo Libertário, podemos mencionar:

1. A aprendizagem é um ato coletivo, pois somos seres sociais.

2. A aprendizagem é constante no tempo, quer dizer, nunca terminamos de aprender.

3. A aprendizagem parte do contexto social das pessoas que aprendem.

4. A aprendizagem deve considerar a curiosidade, necessidades e interesses de quem aprende.

5. A aprendizagem é politicamente intencionada. Não existe neutralidade.

6. A aprendizagem repercute na qualidade de vida das pessoas.

7. A aprendizagem nos permite transformar nossa realidade.

Não buscamos gerar pessoas funcionais a esta sociedade ou que busquem seu bem-estar em termos individuais, mas pessoas comprometidas com seu entorno. Pessoas que compreendam e assumam sua realidade, com habilidades sociais e conhecimentos que lhes permitam organizarem-se e transformá-la positivamente.

Os objetivos pedagógicos do Projeto Educativo Libertário são muito mais amplos e integrais que os conteúdos avaliados nos “exames livres”, no entanto ditas provas constituem um trâmite legal necessário de cumprir para certificar as aprendizagens de meninos, meninas e jovens vinculados/as ao Projeto. Desde esta perspectiva, o Projeto Educativo Libertário preparará e acompanhará a cada menino e menina em todo o processo dos “exames livres”.

FB: Proyecto Educativo Libertario

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/05/27/chile-um-prometedor-encontro-sobre-educacao-libertaria-ocorrera-na-segunda-dia-29-de-maio/

agência de notícias anarquistas-ana

Borboleta!
Pousou na minha mão
me viu e voou.

Renata