[Chile] Santiago: Crônica do 1º de Maio

Neste 1º de Maio demos início as atividades do Maio Anarquista 2019, e que melhor maneira de fazê-lo que comemorar coletivamente como uma data importante para o movimento operário e, especialmente, para o anarquismo, como é o “Dia Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras”.

Como Projeto Educativo Libertário (PEL), concordamos em nos reunir às 11h00 na Av. Alameda com Brasil para participar da Marcha convocada pela Central de Trabalhadores e Trabalhadoras.

A coisa especial sobre este apelo é que – como no ano passado – decidimos marchar com nossas crianças e jovens, considerando que as manifestações formam um aprendizado fundamental na educação que praticamos, tanto para eles como para nós.

Assim, depois de uma grande faixa com o slogan “Contra a pobreza e exploração, apoio mútuo e autogestão!” e outra com logotipo do nosso projeto e balançando várias bandeiras com vários “a na bola” que nós amamos tanto, começamos o dia 1º de Maio. No entanto, nós não estávamos sós, durante a maior parte da marcha estávamos gritando com outras organizações anarquistas, como o Sindicato de Ofícios Vários de Santiago e a Assembleia Libertária de Santiago, a quem agradecemos pelo respeito para com a nossa decisão de não aceitar nos atos do bloco atitudes que colocam em risco nossas crianças e jovens.

A repressão rápida das Forças Especiais nos obrigou a se retirar mais cedo do que planejado, mas não impediu-nos de continuar marchando por Rafael Sotomayor, chegando ao Parque Portales e depois em direção ao Parque Quinta Normal para um almoço saboroso que tínhamos organizado para depois da manifestação.

Uma vez lá, refletimos fraternalmente sobre a data em que comemoramos, analisamos nossos sucessos e erros e, o mais importante: falamos sobre o futuro. Tudo isso entre uma comida rica para omnívoros/as como para veganos/as e ainda com: risos, brincadeiras e boa música.

Tal foi a importância deste evento para o PEL que enquanto estávamos falando sobre isso, nossas crianças e jovens pegaram bandeiras e uma faixa, e fizeram sua própria marcha, orgulhosas e orgulhosos cantando os gritos que haviam aprendido.

O dia teve uma avaliação positiva em sua quase totalidade: a existência de um plano de contingência nos fez agir como acordado sem dar espaço a grandes inconvenientes; a experiência produziu resultados imediatos em crianças, jovens e adultos; os laços que estamos fortalecendo, cada vez mais se refletem na ação e na rápida propagação da Autogestão; o anarquismo é mais uma vez posicionado como um movimento cada vez mais articulado e de trabalho concreto.

Nós estendemos o convite para se juntar a nós nas próximas datas do Maio Anarquista 2019, que sem dúvida nos servirá a todas e todos, não apenas para informar e discutir, mas também para nos conhecermos uns aos outros.

Maio Anarquista 2019.

Projeto Educativo Libertário.

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/04/29/chile-marcha-1o-de-maio-anarquista/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/04/29/chile-maio-anarquista-2019/

agência de notícias anarquistas-ana

Na velha roseira,
entre as folhas e os espinhos,
uma aranha tece.

Humberto del Maestro