[Espanha] Zaragoza: Comunicado da assembleia do C.S.O. Kike Mur

O primeiro que queremos fazer é agradecer a todos os coletivos e individualidades que nos mostraram seu apoio e compromisso na defesa do projeto político e social que está sendo realizado entre os muros do antigo Cárcere de Torrero. Não temos palavras para agradecer-lhes a onda de solidariedade que se gerou.

Que os autodenominados “governos de mudança” empreendam uma ofensiva contra os espaços liberados não é algo novo, em Barcelona são incontáveis os espaços okupados que foram desalojados com o beneplácito do governo de Ada Colau, em Madrid também há espaços liberados pendentes de desalojos e a praga dos despejos segue estendendo-se como a pólvora, tudo isso sob o governo de Manuela Carmena. Em La Coruña o “governo de mudança” de Marea Atlántica ordenou exatamente faz um ano o desalojo do C.S.O. La Insumisa, no qual se deu uma repressão sem precedentes com grande quantidade de feridxs e detidxs, um dos quais chegou a permanecer vários dias na prisão.

Estamos fartxs de aguentar sua repressão edulcorada, que é a mesma de sempre, estamos fartxs de sua hipocrisia, temos claro que a verdadeira mudança surge desde a auto-organização autônoma dxs de baixo e de maneira horizontal. Governar “para” o povo é uma antítese, pois todo governo implica a imposição de umas determinadas leis mediante a violência. Frente a esta violência, nós optamos tecer redes de apoio mútuo entre nossos iguais.

O Estado não pode permitir que existam lutas que não estejam recuperadas pelo sistema para torná-las inofensivas, não pode permitir que existam exemplos de que a autogestão e a auto-organização funcionam melhor que seu sistema baseado na coação, não podem permitir que exista a okupação, que ataca diretamente a um dos principais pilares do capitalismo: a propriedade privada. Não pode permitir, definitivamente, que ninguém se atreva a sonhar com um mundo novo.

A assembleia que gestiona o atual C.S.O. Kike Mur, não somos uma mera assembleia de gestão de um espaço, estamos desenvolvendo um projeto político e social que aposta pela extensão da okupação como ferramenta de luta contra o capitalismo e concebemos os Centros Sociais Okupados como espaços de difusão e encontro cultural, mas também como espaços de confrontação, luta e conflito contra o Estado e o Capitalismo. Por todo o anterior queremos deixar claro que não vamos aceitar nenhum tipo de cessão, gestão compartilhada ou colaboração com as instituições.

A respeito da proposta de utilizar o antigo Cárcere de Torrero como um Centro de Interpretação da Memória Democrática é importante assinalar que a tão somente 10 metros da porta do C.S.O. Kike Mur se encontra a recém inaugurada Casa da Memória Histórica de Zaragoza, gestionada por associações de recuperação da memória, pelo que esta proposta é só uma desculpa para levar a cabo o desalojo. Cremos que a melhor homenagem a nossos avôs e avós é que o cárcere no qual foram reprimidxs e assassinadxs se tenha convertido atualmente em um espaço de luta contra o mesmo sistema que sustenta a existência dos cárceres e que funciona com base nas relações horizontais nas quais grande parte deles acreditavam.

Da mesma forma, queremos convidá-los a construir ombro a ombro entre todxs este projeto, as assembleias são abertas a qualquer pessoa que compartilhe os princípios básicos e estaremos encantadxs de que contribua com teu grão de areia no âmbito que mais te interesse e motive. O C.S.O. Kike Mur nasceu para ser um espaço de todxs e para todxs, aberto a qualquer proposta que possa encher de vida tanto o centro social como o bairro ou a cidade e nos faça crescer tanto coletiva como individualmente. Te esperamos todos as segundas-feiras às 20h.

Por último, queremos deixar claro que não vamos permitir que nenhuma municipalidade seja da cor que seja acabe com um projeto que está dando vida a um antigo cárcere há 9 anos. Defenderemos com unhas e dentes nossos espaços, que são os de todxs. Se querem declarar-nos a guerra, nos encontrarão nas ruas.

okupa.noblezabaturra.org

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/12/26/espanha-19-de-dezembro-comunicado-do-cso-kike-mur/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/06/30/espanha-comunicado-da-assembleia-do-cso-kike-mur/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/10/20/espanha-zaragoza-vi-aniversario-do-cso-kike-mur/

agência de notícias anarquistas-ana

A sensação de tocar com os dedos
O que não tem realidade –
Uma pequena borboleta.

Buson