[Japão] Sério, Tóquio 2020?

10 razões para você pensar duas vezes sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio

Claro, as Olimpíadas / Paraolimpíadas oferecem corridas emocionantes, performances impressionantes e histórias inspiradoras… Mas ela também rouba espaços verdes e deixa montanhas de lixo, exige deslocamento humano massivo (gentrificação usando esteroides) e abuso de trabalhadores (incluindo exploração de atletas), reforça o binário de gênero, promove o nacionalismo barulhento, vigilância de alta tecnologia, corrupção e excesso de custos.

Então, o que é único sobre as Olimpíadas de Tóquio de 2020?  Está acontecendo com uma Declaração de Emergência Nuclear, emitida em 11 de março de 2011, ainda em vigor. Então, por que o Japão está gastando quantias astronômicas com os Jogos? Como esses jogos devem mostrar ao mundo que o desastre nuclear de Fukushima é uma coisa do passado, o Japão está rugindo e pronto para os negócios. Devemos ir junto com essa agenda? Aqui estão dez questões para você considerar:

1. Oito anos e contando, a Tepco, dona da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, ainda não tem um plano viável para lidar com os núcleos de combustível que não apenas “derreteram”, mas “fundiram” a pesada embarcação de pressão de aço e pousaram… onde?

2. Para manter o local “sob controle”, a fábrica usa grandes quantidades de água diariamente. O resultado? Tanque após tanque de água contaminada, com vazamentos e vazamentos, expondo os trabalhadores e o meio ambiente – incluindo o Oceano Pacífico. Inclua terremotos recorrentes nessa mistura.

3. O governo japonês gastou enormes quantias com as corporações para “descontaminar” – movendo contaminantes radioativos em vez de tirar as pessoas do perigo. Seu método envolve ensacamento de resíduos e da superfície do solo, resultando em mares de sacos plásticos pretos bem empilhados. E pense: 70% de Fukushima consiste em florestas e montanhas – que, por definição, não podem ser descontaminados. Além disso, o governo até quer reutilizar o solo contaminado.

4. A descontaminação pode reduzir os níveis de radiação em um grau, por um tempo e espaço limitados. Mas todas as partes do processo – lavando, aparando, cavando, ensacando, enterrando, re-escavando, transportando, reutilizando – sujeitam os trabalhadores ao risco de exposição. Não surpreendentemente, muitos deles são moradores de Fukushima que perderam seus meios de subsistência no desastre de 2011.

5. A radioatividade em si é invisível. Em Fukushima, estranhas colunas brancas chamadas de “postos de monitoramento” para medir a radiação no ar se tornaram uma característica estranha da paisagem. O governo quer se livrar deles. Os moradores locais insistem que o desastre não acabou e que o governo precisa cuidar de seu povo – não abrigando uma extravagância esportiva que beneficie uma elite.

6. As pessoas que fugiram da radiação – muitas vezes mulheres com filhos – sabiam muito bem desde o início que o absurdo dos Jogos estava sendo realizado em Tóquio. Sua existência está agora sendo apagada, com o governo cortando a ajuda habitacional e abrindo as zonas de evacuação obrigatória que considera seguras para o retorno. O que é “seguro” para o governo japonês é 20 vezes mais alto que os padrões internacionais.

7. A zona de evacuação obrigatória em Fukushima era muito estreita em primeiro lugar, e muitas áreas, incluindo partes de Tóquio, deveriam ser designadas “áreas controladas por radiação”, onde você teria que ser treinado em segurança ocupacional e usar equipamento de proteção pessoal.

8. O governo japonês e o Comitê Olímpico do Japão (JOC), com a implícita colaboração do Comitê Olímpico Internacional (COI), ocultaram ou distorceram dados inconvenientes não apenas para declarar o fim do desastre, mas para continuar com o programa nuclear nacional. De fato, os Jogos são uma arma fundamental na supressão de informações sobre radiação e efeitos na saúde. No único estudo de saúde em larga escala realizado sobre o desastre nuclear, o governo nega consistentemente uma ligação entre a radiação e a saúde das pessoas, apesar do aumento impressionante do câncer de tireoide entre crianças e jovens.

9. O JOC afirma que os níveis de radiação no ar em Fukushima e Tóquio não são maiores do que aqueles em outras cidades do mundo. Mas os radionuclídeos circulam, e há muitos locais de armazenamento de rejeitos radioativos perto dos locais olímpicos, além de “pontos quentes” com contaminantes altamente radioativos carregados pelo vento e distribuídos de maneira desigual pelo leste do Japão.

10.O JOC escolheu lugares em Fukushima para o softball olímpico e jogos de beisebol. Como diz o ditado, a melhor defesa é uma boa ofensa. Para termos certeza, o revezamento da tocha olímpica começará em Fukushima, a apenas 20 km ao sul da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 são um disfarce para o desastre.

Isso é algo de que você quer fazer parte?

Declaração elaborada pelo #NoTokyo2020, um coletivo informal em solidariedade com o povo de Fukushima e outras áreas afetadas por desastres, tanto os que partiram como aqueles que permaneceram.

Fonte: https://jfissures.wordpress.com/2019/03/23/10-reasons-tokyo2020/

Tradução > Abobrinha

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/02/03/japao-protesto-contra-olimpiadas-de-toquio-2020/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/07/09/japao-projeto-de-estadio-olimpico-em-toquio-e-alvo-de-protesto/

agência de notícias anarquistas-ana

bambu quase quieto,
voltado para o poente,
filtra a luz da tarde.

Alaor Chaves