[Equador] Defensores da natureza rejeitam a introdução de transgênicos

Por Olmedo Carrasquilla II

Organizações sócio-ambientais e do campo realizaram um plantão em rechaço à tentativa de legalizar os transgênicos no Equador através do regulamento ao Código Orgânico Ambiental. A ação se deu na quarta-feira 12 de junho na Plaza Grande na cidade de Quito, Equador.

O plantão, além da entrega de uma carta e assinaturas ao Presidente do Equador Lenin Moreno, teve como preâmbulo uma cerimônia ancestral em honra à terra e às sementes que nos dão de alimentar, cuja mística teve como oferecimento mote solidário aos presentes. Conhecido como grão de milho fervido e cozido.

Os defensores da natureza, já reiteraram os efeitos negativos dos transgênicos, máxime quando os direitos da natureza são estipulados na Constituição do Equador que proíbe: a introdução de organismos e material orgânico e inorgânico que possam alterar de maneira definitiva o patrimônio genético nacional.

Há que destacar que o Equador faz o primeiro reconhecimento constitucional dos direitos da natureza, e é também o primeiro país que se declara constitucionalmente Livre de Transgênicos.

Fonte: http://www.radiotemblor.org/?p=14849

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Com o por-do-sol
A vida se vai,
Fico só.

Augusto Menezes