[Rio de Janeiro-RJ] Solidariedade aos trabalhadores presos e criminalizados nos atos contra a Reforma da Previdência – 14J

Voltamos à programação normal! Polícia e mídia burguesa criminalizam manifestantes!

A manifestação da greve geral de ontem (14/06) no RJ contou com a adesão de milhares de pessoas, representando diversas categorias em greve, bem como diversos estudantes e setores da classe trabalhadora como um todo contra a reforma da previdência. Contudo, por volta das 19h30 o ato foi violentamente reprimido pela Polícia Militar com bombas de efeito moral e gás lacrimogênio lançadas a esmo sobre a massa de manifestantes em diversas direções.

A polícia diz ter achado uma mochila com coquetéis molotov (uma mochila sem dono, no meio da rua) como se isso fosse a prova de algo. Como se a própria polícia, como fez diversas vezes em 2013 (e ficou provado) não pudesse ter forjado flagrantes para legitimar a repressão.

Estejamos atentos! Diferente de como foi a cobertura midiática dos atos de massa contra os cortes da educação nos  dias 15 e 30 de Maio, agora a mídia burguesa, alinhada com o bolsonarismo e o mercado financeiro, partiu para sua “ofensiva clássica” de criminalização dos manifestantes, já que a “reforma” da previdência interessa a esses setores. Seus objetivos são destruir nossa aposentadoria e os direitos dos trabalhadores!

112 foi o número de detidos durante as manifestações contra a reforma da previdência em todo o país. O objetivo é claro: criminalizar um setor dos manifestantes e justificar a repressão policial. A tentativa de separar os manifestantes em “ordeiros e pacíficos” versus os “vândalos mascarados infiltrados” tem o intuito de intimidar a população para que ela saia das ruas.

No entanto, no caso do RJ, as próprias imagens da Globo mostram uma repressão generalizada que desmente sua própria narrativa. Não vamos deixar que o discurso dessa mídia burguesa crie divisões dentro dos movimentos dos trabalhadores que estão em luta contra o ataque ao sistema solidário da previdência pública.

Toda a solidariedade aos trabalhadores ainda presos e aos que responderão processos!

Nossa luta continua! Procuremos informações para além do que nos vendem! Busquem a mídia independente e alternativa! Busquem as páginas das organizações anarquistas e dos movimentos populares. Existem ótimos veículos de informação das mais varias vertentes e o mais importante: organize-se no seu local de trabalho, estudo e moradia para lutar!

Romper o cerco das mentiras da mídia burguesa! Derrotar a reforma da previdência!

“É barricada, greve geral! Ação direta que derruba o capital”

Organização Anarquista Terra e Liberdade – OATL

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/06/13/chamado-a-greve-geral-14j-e-convocacao-para-a-construcao-do-bloco-autonomo-no-rio-de-janeiro-rj/

agência de notícias anarquistas-ana

no calor da sesta
imóvel, o gato vigia
o vôo da vespa

Jorge Lescano