Durante os próximos 4 anos, uma coalizão de franquistas, reacionários e neoliberais vai governar em Zaragoza. Um dos objetivos principais desta coalizão é destruir todo o tecido social e associativo, os espaços autogestionados e qualquer sinal de luta e liberdade em nossa cidade. Devemos ser conscientes da difícil situação que viveremos e defender-nos, apoiar-nos e cuidar-nos entre todas para sermos capazes de enfrentá-los.
O Centro Social Okupado Kike Mur está há 9 anos dando vida a um espaço tão lúgubre como é o cárcere no qual foram torturadas e assassinadas nossas avós e avôs. Cremos que a mínima homenagem que podemos brindar à memória de tantos lutadores e lutadoras é continuar na luta, seguir seu exemplo e enfrentar os herdeiros do fascismo que os assassinaram e que desde 1939 nunca abandonaram o poder mas que hoje em dia regressam com sua cara mais explícita.
Durante os 9 anos de vida do CSO Kike Mur se realizaram inúmeras atividades solidárias para apoiar a companheiras represaliadas tanto no Estado como em outras partes do mundo, se deu espaço a cooperativas de agricultura ecológica, assembleias de trabalhadores, mercados de troca, intercâmbio de brinquedos, cooperativas de consumo, assessoramento para a moradia, mercado social e coleta de roupa para pessoas refugiadas. Também foram dadas aulas de violão, baixo, inglês, costura e de reforço escolar, todas elas gratuitas. Da mesma forma dispomos de uma loja grátis na qual qualquer pessoa pode vir e pegar livremente o que necessite, uma horta comunitária e uma biblioteca anarquista. Queremos ser um amplificador e um lugar de apoio para as lutas em curso e gerar novas lutas e espaços de confronto e conflito contra o Estado e o capitalismo, por isso o CSO Kike Mur sempre esteve e estará aberto aos coletivos que necessitem de um espaço físico ou apoio logístico para levar a cabo suas lutas.
O CSO Kike Mur está no ponto de mira do poder desde que abriu suas portas; seus constantes ataques políticos, jurídicos, policiais e midiáticos nos reafirmam em nossos princípios e nos proporcionam a garantia de que estamos no caminho correto. Somos conscientes de que uma das medidas prioritárias que o novo governo municipal vai adotar (assim como o explicitaram em seus programas eleitorais) vai ser o desalojo do CSO Kike Mur, não podem permitir que o cárcere que Primo de Rivera inaugurou e que serviu durante mais de 80 anos para reprimir as liberdades e as vidas de nossos avôs e avós hoje em dia tenha se convertido em um espaço liberado.
Desde hoje o CSO Kike Mur se encontra em perigo de desalojo, e isso pode ocorrer a qualquer momento. Os animamos a estar alerta e a participar massivamente nas convocatórias de resposta que se realizarão se acontecer dito desalojo. Estamos decididas a defender nossos espaços com unhas e dentes, devem saber que desalojar nossos sonhos não sai grátis e que se querem nos declarar a guerra nos encontrarão nas ruas mais fortes e determinadas que nunca.
Por último, queremos expressar nosso máximo apoio e solidariedade com as companheiras e companheiros do CSC Luis Buñuel e com os múltiplos espaços autogestionados ameaçados tanto em Zaragoza como no resto do Estado. Estamos na mesma luta e se nos tocam a uma nos tocam a todas.
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Manhã gelada —
Duas borboletas azuis
voam pelo jardim.
Guin Ga Eden
Como ajudar efetivamente? Abraço!