ONU denuncia governo Maduro por execuções e repressão

por Jamil Chade | 04/07/2019

Investigação ainda conclui que regime usa programas sociais de forma discriminada, a criação de uma estrutura de repressão e que se não houver uma mudança, um êxodo ainda maior de refugiados ocorrerá.

O Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos denuncia o governo de Nicolas Maduro por “milhares” de execuções sumárias e violações graves de direitos humanos. Esse é o resultado da primeira investigação independente realizada de fato sobre a Venezuela. Os dados serão apresentados oficialmente nesta sexta-feira, em Genebra, e o governo de Caracas promete dar uma dura resposta.

A investigação revela ainda tortura, o uso de grupos paramilitares e a manipulação de programas sociais, além de quase 800 presos políticos no país.

O escritório da ONU, comandado pela ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, viajou até Caracas há poucas semanas e o governo deu sinais de que poderia liberar presos políticos. Mas, logo após o final da viagem, e prisão e morte de um dos opositores reabriu a crise e as dúvidas sobre a sinceridade de Maduro ao dizer que estaria disposto a manter o diálogo.

A ONU, agora, pede que o governo da Venezuela tome medidas “imediatas e concretas para colocar fim e remediar as graves violações dos direitos econômicos, sociais, civis, políticos e culturais documentadas no país”.

Se a situação não melhorar, o fluxo sem precedentes de migrantes e refugiados venezuelanos continuará, e as condições de vida dos que restam irão piorar”, alerta a entidade.

De acordo com a investigação, o governo de Nicolas Maduro colocou em prática uma estrutura para “neutralizar, reprimir e criminalizar os opositores políticos e os críticos do governo”. “Uma série de leis, políticas e práticas restringiu o espaço democrático, desmantelou o equilíbrio institucional e permitiu padrões de graves violações”, aponta.

“O relatório também destaca o impacto do aprofundamento da crise econômica que tem deixado as pessoas sem os meios para cumprir seus direitos fundamentais à alimentação e à saúde”, diz.

Com base em 558 entrevistas com vítimas e testemunhas de violações de direitos humanos e da deterioração da situação econômica na Venezuela e em outros oito países, além de outras fontes, o relatório abrange o período de janeiro de 2018 a maio de 2019.

>> Para ler o texto na íntegra, clique aqui:

https://jamilchade.blogosfera.uol.com.br/2019/07/04/onu-denuncia-maduro-por-execucoes-e-repressao/

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/31/video-crise-na-venezuela-o-drama-das-pessoas-sem-comida-remedios-e-eletricidade/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/10/29/em-desespero-com-crise-cresce-o-numero-de-suicidios-na-venezuela/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/09/22/estado-venezuelano-realizou-mais-de-8-200-execucoes-em-dois-anos/

agência de notícias anarquistas-ana

chuva lá fora –
os pássaros, molhados,
foram embora

Carlos Seabra