[Grécia] Acabou o “asilo universitário”. Polícia grega autorizada a intervir livremente em universidades

O parlamento grego aprovou na quinta-feira passada (08/08) o projeto-lei que entre outros pontos elimina o “asilo universitário” que proibia a intervenção policial nas faculdades.

O Nova Democracia (ND), o partido de direita no poder e com maioria absoluta no hemiciclo e ultranacionalista Solução Grega (EL) votaram a favor da eliminação desta disposição, que segundo o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis “converteu as universidades em centro de contrabando, droga, criminalidade, ocupações sem lei e produção de molotovs. A situação é admissível.”

O chefe do executivo grego prometeu que esta alteração à legislação seria uma das primeiras medidas que seria votada pelo seu gabinete.

“O Governo diz que quer abolir o ‘asilo universitário porque nas faculdades há tráfico de drogas e outras coisas. O verdadeiro motivo é que não pretende que exista liberdade de expressão entre os estudantes”, disse à agência noticiosa Efe uma aluna da Faculdade de Direito da universidade nacional de Atenas durante uma manifestação estudantil.

O “asilo universitário” foi instaurado na Grécia após a queda da ditadura militar em 1974, para terminar com a contínua presença policial nas universidades.

Em particular, o surgimento em 1973 do movimento estudantil que conduziu à ocupação do Politécnico de Atenas, e a sua brutal repressão com dezenas de mortos, foi a principal justificação para a aprovação do “asilo”.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/07/24/grecia-protesto-contra-abolicao-do-asilo-universitario-reune-milhares-de-pessoas-em-atenas/

agência de notícias anarquistas-ana

sombra da luz
na lua e na rua
alvo do lago

Alice Ruiz