[Grécia] Vídeo: Milhares tomam as ruas em protesto contra o ataque do Estado grego a Exarchia

Sábado, 31 de Agosto de 2019: Entre duas a três mil de pessoas (de acordo com diferentes estimativas) percorreram a vizinhança de Exarchia, na parte central de Atenas, manifestando-se contra a invasão pesada da polícia a 4 okupas (em sua maioria de refugiados) na segunda-feira, 26 de Agosto, e as decorrentes prisões de 143 imigrantes e três outras pessoas. Depois da invasão policial, o bairro de Exarchia foi transformado em uma zona “militarizada” com constantes ataques do esquadrão de choque da polícia contra as pessoas que estão nessa área e os centros sociais.

Mas o governo não estava esperando que as pessoas dali, ao invés de se acovardarem, escolheram desafiar o esquadrão de choque grego e o terrorismo ideológico do governo que é, também, expressado pelos seus controlados meios de comunicação de massa. Deste modo, milhares de anarquistas e outros militantes mandaram, por meio da manifestação, uma mensagem de resistência à campanha repressiva do Estado, assim como gestos de solidariedade às okupas e aos centros sociais que sofreram despejo e, também, àqueles que estão sobre a iminente ameaça de novos ataques pelo Estado grego.

Para ter uma ideia da situação de Exarchia desses últimos dias, na quinta-feira, 29 de Agosto de 2019, durante um festival organizado por livrarias e editoras, vários policiais das tropas de choque, de repente, atacaram mais de mil participantes do festival com gases asfixiantes, bombas de efeito moral e cassetetes. Ao mesmo tempo em que esse caos estava acontecendo, atacaram o centro de cultura social “K*Vox” (localizado na Praça Exarchia), quebrando os vidros das janelas e jogando bombas asfixiantes no interior do centro cultural, um tipo de ação que poderia ter resultado em mortes. Várias pessoas, dentro e fora do espaço, tiveram sérios ferimentos na cabeça. Então, no sábado, 31 de Agosto, depois da manifestação, que pode ser vista no vídeo cujo link está abaixo desta matéria, esquadrões de choque atacaram novamente o festival, em seu terceiro dia, guiados por um policial do esquadrão que estava com sua arma apontando às pessoas, de acordo com testemunhas desse acontecimento.

Outra grande manifestação contra o terrorismo do Estado grego no bairro de Exarchia em Antenas foi anunciada para o dia 14 de Setembro.

>> Veja o vídeo (03:10) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=dU8R00jahY0

Tradução > Cada traço / é um pedaço de nervo / com a veemência / de um coração bárbaro

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/09/02/grecia-milhares-de-manifestantes-vao-as-ruas-por-exarchia-aos-gritos-de-no-pasaran/

agência de notícias anarquistas-ana

Quanta solidão
nos olhos do velho
no choro do cão

Regina Ragazzi