[Espanha] Renascemos das cinzas. Apoie os agricultores de Rojava!

Desde 2012, uma nova forma de sociedade autogestionada – baseada nos valores de libertação das mulheres, da democracia e da ecologia – é praticada no norte da Síria, na região autônoma de Rojava (oficialmente chamada de Federação Democrática do Norte e Leste da Síria). Este exemplo de sociedade é uma grande fonte de inspiração e esperança nesta região, que passou por inúmeras guerras na história recente. Mais que isso, Rojava mostra que outro tipo de sociedade, outra forma de vida ou ainda outro mundo é possível.

Esta revolução social enfrentou muitas ameaças desde o início: a invasão do Estado Islâmico (EI ou ISIS) em 2014, a pressão contínua de estados vizinhos hostis, a invasão do cantão de Afrin por parte da Turquia em 2017, o embargo, etc. Mas, graças à resistência heroica do povo de Rojava e sua incrível força de vontade, o ISIS foi derrotado e a vida está florescendo novamente, apesar de todas as agressões.

No entanto, este verão reservou um terrível golpe às pessoas de Rojava. As células adormecidas das gangues jihadistas começaram a atear fogo à primeira fonte de alimento e renda na região: os campos de trigo e cevada que cobrem a maior parte de Rojava. Devido a isso, mais de 40.000 hectares de cereais foram perdidos, enormes áreas naturais também foram devastadas e a perda estimada de dinheiro ultrapassa os 33 milhões de dólares. É um ataque muito sério a toda a natureza e vida da região, tanto econômica quanto ecologicamente. Rojava necessita mais do que nunca de nosso apoio!

Nosso objetivo:

As consequências dos incêndios são muito graves. A perda de milhares de toneladas de safras está afetando não apenas as agricultoras e agricultores, mas a sociedade como um todo, comprometendo o desenvolvimento de seu maior projeto. Através dessa arrecadação de fundos, queremos dar-lhes uma ajuda direta, porque são elas e eles os primeiros afetados por esse desastre. Além disso, trabalhando diretamente com o meio ambiente, eles também são os primeiros arquitetos e arquitetas ecológicos da região e seu trabalho não tem preço. Porém, em um sentido mais amplo, nosso objetivo é apoiar toda a população do norte da Síria. Ao doar dinheiro, queremos participar de sua luta pela construção de uma sociedade democrática, feminista e ecológica. Esta ação solidária para Rojava mais do que proteger a natureza, reestabelece o equilíbrio entre as pessoas e seu meio.

Por todas essas razões, hoje eles precisam do nosso apoio.

Apoie, compartilhe e organize-se!

Quanto queremos reunir:

Como dito anteriormente, a soma do que foi perdido é imensa e não pretendemos cobri-las. Mas não estamos sozinhos, tanto a auto-administração de Rojava quanto a de Heyva Sor A Kurd (A Meia Lua Vermelha Curda) declararam que fariam todo o possível para cobrir parte das perdas. Dessa forma, juntos, podemos ter êxito em nosso trabalho! E, ao mesmo tempo, lembre-se de que cada doação é uma grande ajuda: os agricultores precisam de dinheiro, mas, acima de tudo, também precisam de reforço emocional o que implica em sentir nosso apoio. Logicamente, quanto maior a quantidade de dinheiro, maior será a ajuda econômica, mas o número de pessoas que doam também é uma amostra da solidariedade internacional. Vamos mostrar ao povo de Rojava que estamos com elas e eles!

Para onde irá o dinheiro?

Como parte da campanha “Make Rojava Green Again” (Tornar Rojava Verde Novamente), esse levantamento de fundos é gerenciado exclusivamente por voluntários. Todo o dinheiro irá diretamente aos agricultores através do departamento de agricultura local da autoadministração de Rojava.

Meios de comunicação e contrapartes:

Heyva Sor A Kurd:

– Página da web: http://hskurd.org/en/

– Facebook: https://www.facebook.com/hskurd

Make Rojava Green Again:

– Página da web: http://makerojavagreenagain.org/

– Facebook: https://www.facebook.com/GreenRojava

Pode-se doar aqui:

https://chuffed.org/project/fromasheswerose

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/renacemos-de-las-cenizas-apoya-a-los-agricultores-de-rojava/

Tradução > Daitoshi

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/10/26/espanha-apresentacao-da-campanha-de-apoio-a-rojava/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/13/um-ano-na-comuna-internacionalista-de-rojava-carta-de-avaliacao-desde-rojava/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/03/09/curdistao-nos-ajude-a-construir-uma-turbina-eolica-em-rojava/

agência de notícias anarquistas-ana

passeio campestre —
no vestido e nas sandálias
o aroma do mato

Leonilda Alfarrobinha