[Grécia] Estrutura de saúde auto-organizada em Exarchia (ADYE)

A estrutura de saúde auto-organizada em Exarchia (ADYE) é um projeto social que tem como objetivo fazer frente a assuntos de saúde como um processo orientado para o ser humano, no qual todos devemos nos envolver e participar igualmente.

A atividade principal da ADYE é oferecer gratuitamente assistência médica básica, ajuda ante emergências e apoio psicológico, além da promoção da saúde para todos, sem nenhum tipo de discriminação de raça, cor de pele, origem, identidade sexual ou religião.

ADYE foi criada como projeto social por diversos organismos, como a assembleia geral de cidadãos de Exarchia, projetos sociais e cooperativas que vivem e atuam no bairro de Exarchia e está alojada na okupa anarquista K*Vox.

Dito projeto é dirigido à comunidade local de Exarchia, médicos, psicólogos, enfermeiros, farmacêuticos e, também, qualquer morador que queira ajudar. Não coopera com nenhum tipo de organismo estatal nem ONGs, nem faz parte de nenhum partido político. Além disso, os membros desta estrutura se caracterizam por seus valores baseados na oposição ao racismo, ao nacionalismo, a xenofobia, a homofobia e ao fascismo.

A orientação política principal de seus participantes é bidirecional mais que linear, egoísta ou filantrópica, dado que todos somos potencialmente imigrantes, pessoas sem lar, pessoas desempregadas, trabalhadores precários sem acesso aos serviços de saúde, etc.

Acreditamos que a auto-organização das estruturas de saúde não é só uma resposta aos problemas previstos no sistema de saúde pública, que preenche o vazio criado pelo Estado. Neste sentido precisamos considerar a implementação de uma atenção à saúde que poderia estar na sociedade que sonhamos, uma sociedade de solidariedade e verdadeiramente humana. Entendemos o projeto da ADYE como uma célula de resistência social e emancipação contra a barbárie de nossos tempos, por isso colaboramos com pessoas das assembleias e sindicatos independentes de trabalhadores.

Objetivos da ADYE

1. Criação de estruturas de saúde auto-organizadas, tendo como objetivo a proteção da vida e da dignidade dos seres humanos.
2. Cobertura das necessidades básicas de saúde e psicossociais do bairro, com a finalidade de tomar as rédeas da saúde em nossas mãos e romper os vínculos com um sistema de saúde doente, que exclui os coletivos débeis e desprivilegiados da população.
3. Construção de uma comunidade de solidariedade, que compreenda a si mesma como uma célula viva da resistência que se reconstrói continuamente e, ao mesmo tempo, duvida do modo de vida, imposto desde o exterior.

Eixos de ação

1. Oferecer atenção médica e farmacológica, além de apoio psicossocial e tratamento.
2. Ações concretas na comunidade no marco de um movimento mais amplo para a liberação social.
3. Interação e cooperação com outros projetos sociais antiautoritários, com os quais compartilhamos os mesmos princípios e valores.

Estrutura de saúde auto-organizada em Exarchia (ADYE)
C/ Arajovis, 56, Κ*Vox, Praηa de Exarchia
adye.espivblogs.net / adye@espiv.net
Tel: +30693-8926800

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/10/01/grecia-um-exemplo-atual-de-autogestao-da-saude-clinica-comunitaria-metropolitana-de-helliniko/

agência de notícias anarquistas-ana

Soneca da tarde.
Uma brisa companheira
chega sussurrando.

 Alberto Murata