[Polônia] Rozbrat está aqui para ficar!

A MAIS ANTIGA OCUPAÇÃO DA POLÔNIA ENCARA O DESPEJO

Em outubro, a ocupação Rozbrat está celebrando seu 25° aniversário, mas seu futuro é incerto. Um oficial de justiça está preparando um leilão do terreno, o qual nós ocupamos. Não desistiremos sem luta!

Há muitos anos, Rozbrat entrou com um caso na justiça para assegurar os direitos à terra que estivemos ocupando baseado em possessão adversa. O caso permanece aberto. Apesar disso, no dia 15 de maio de 2019, o oficial de justiça apresentou um valor estimado da terra que ocupamos, o que abre caminho para um leilão e o possível despejo de Rozbrat. A data do leilão ainda não foi anunciada, mas pode acontecer a qualquer momento.

A história da terra é complicada: foi nacionalizada em 1948, mas após a transição para o capitalismo, foi tomada por uma companhia privada como parte de uma reprivatização duvidosa. A companhia pediu diversos empréstimos e foi à falência. O banco vendeu o empréstimo para uma companhia de negociação de dívidas que agora exige que o oficial venda a terra. O valor da terra foi estimado em 6 milhões PLN (1.4 milhões de euros).

O prefeito de Poznan declarou que não possui ferramentas para forçar o banco a renunciar à sua reivindicação pelo terreno e permitir que os anarquistas mantenham a posse da terra. Mas nós sabemos que o Estado e os governos locais têm pretextos para defender os donos sociais da propriedade. Eles estão simplesmente recusando-se a utilizar esse direito e parar a especulação da terra. O oficial de justiça, os reais especuladores do Estado e seus aliados políticos mais uma vez tomaram medidas legais para livrarem-se de nós.

Acreditamos que após 25 anos essa área pertence à comunidade Rozbrat e precisa permanecer como uma propriedade coletiva do movimento. Nós não desistiremos sem luta. Rozbrat provou inúmeras vezes servir ao interesse público, em contraste com as autoridades, que representam os interesses privados dos verdadeiros desenvolvedores do Estado.

Ao longo dos últimos 25 anos, milhares de eventos foram organizados em Rozbrat; concertos, exposições, peças de teatro, palestras, seminários e workshops. Rozbrat foi anfitriã de muitas atividades de base: a biblioteca e editora anarquista, a oficina gratuita de bicicletas, diversas atividades de auto-educação, a oficina de estampas, um clube esportivo, a cozinha do “Food not Bombs” (“comida sim bombas não”) e um espaço de ensaio para músicos, entre outras coisas.

Rozbrat também foi o lar de várias gerações de ativistas, que tiveram papéis importantes durante diversas mobilizações e debates sobre problemas sociais. Ativistas do Rozbrat e da Federação Anarquista de Poznan tem defendido ativamente os habitantes mais excluídos de nossa cidade. Eles têm apoiado e iniciado dúzias de protestos trabalhistas, de ocupação e ambientais. Fomos nós que fundamos a Wielkopolskie Stowarzyszenie Lokatorów (a associação regional dos inquilinos). Fomos nós que trouxemos à tona o problema dos despejos ilegais organizando bloqueios de despejo, tornando impossível jogar doentes, muitas vezes deficientes, idosos e pais com crianças nas ruas. Foi em Rozbrat que há 15 anos, os primeiros encontros da união dos trabalhadores de base, Inicjatywa Pracownicza (IP), foram mantidos, frequentados pelo lendário organizador trabalhista Marcel Szary. Rozbrat também foi o ponto de início de diversos atos em defesa de parques e áreas verdes de nossa cidade.

Nós providenciamos auxílio organizacional, legal e moral para milhares de vítimas do capitalismo e do Estado, e apoiamos outros grupos independentes na Polônia. Nós estamos construindo um movimento apoiado na solidariedade e ajuda mútua ao invés de uma corrida de camundongos. Nós organizamos milhares de comícios e atos com conteúdos para pessoas com menor status material, valores e cor de pele diferentes. Esse lugar também se tornou um teto temporário e permanente para muitas pessoas em situação de rua.

Rozbrat celebra 25 anos, Rozbrat fica!

rozbrat.org

Tradução > Kérolyne H.

agência de notícias anarquistas-ana

Mas tão rápido
o beija-flor sumiu
Um risco brilhante

Teruo Hamada