[Grécia] “Pavlos vive”: marcha antifascista em Atenas reúne milhares de pessoas

Uma grande marcha antifascista ocorreu ontem (18/09) em Atenas, de Keratsini à Pireu, pelos seis anos do assassinato do rapper e antifascista Pavlos Fyssas por um bando de neonazistas do Aurora Dourada. Mais de cinco mil pessoas participaram do protesto.

Sob o mote central “Pavlos vive, esmagar os nazistas”, coletividades antifascistas, organizações de esquerda e grupos anarquistas concentraram-se inicialmente na Avenida Pavlos Fyssas (anteriormente Panagis Tsaldaris), em frente ao memorial de Pavlos em Keratsini. No início da marcha estavam os pais, a família e os amigos de Pavlos.

A mobilização terminou no Teatro Municipal de Pireu, nas proximidades dos escritórios do Aurora Dourada, onde as ruas foram bloqueada por caixotes com forte presença da MAT (tropa de choque).

No final da marcha, houve alguma tensão entre manifestantes e forças repressivas, em frente ao Teatro Municipal de Pireu, quando grupos de encapuzados atiraram pedras e coquetéis molotov nas forças policiais que responderam com bombas de gás lacrimogêneo. Ao mesmo tempo, bancos e lojas de luxo foram atacados com martelos e pedras.

Slogans antifascistas como “Pavlos vive, esmagar os nazistas”, “Feche já todas as sedes do Aurora Dourada, em cada cidade”, “Esmagar os fascistas em todo o mundo”, “Fora nazistas” e “Não passarão” ecoaram durante a mobilização.

Antes da marcha, flores foram colocadas no monumento de Pavlos Fyssas pela mãe e pelo pai de Pavlos, Magda e Sahzat Fyssas, respectivamente.

Além de Atenas, manifestações antifascistas foram realizadas em dezenas de cidades, como em Tessalônica, a segunda maior cidade da Grécia.

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/09/18/grecia-dia-de-memoria-e-luta-seis-anos-depois-do-assassinato-de-pavlos-fyssas-viva-a-vida-morte-ao-fascismo/?fbclid=IwAR2397O8KOwMvfOvGFSrbMM2agadb_fL4m5RR-0uAwYIRAQKvMPsbEjN_RA

agência de notícias anarquistas-ana

Manhã de inverno,
ouço calado
o vento gelado.

Fabiano Vidal