[Chile] 12 de outubro combativo: Milhares de pessoas marcham pela resistência mapuche em Santiago

No dia de hoje (12/10), em Santiago, aconteceu a marcha em apoio à luta do povo mapuche, que partiu da Praça Itália, avançou pela Alameda e terminou em Echaurren.

Apesar de que a marcha estava autorizada (no papel), na prática, Forças Especiais [da polícia] desde o início tentou quebrá-la, sem poder consegui-lo, já que a massa se manteve compacta e firme em sua decisão de marchar. Fundamental para conseguir isto foram os grupos de companheiros que combateram implacavelmente as forças de segurança e a utilização das faixas para deter os jatos d’água da polícia.

Claro que há muito que corrigir e aprender. Mas uma coisa é certa: se marchou de forma compacta e se defendeu a marcha. Os mais de 30 peñi [irmãos] e lagmien [irmãs] que caíram detidos foi fundamentalmente cumprindo estes trabalhos de autodefesa.

Agradecemos a todas as pessoas que participaram da marcha de hoje e a grande quantidade de pessoas que foram às delegacias para dar força aos detidos. Vamos compreendendo mais claramente que a luta do povo mapuche é justa e corresponde respaldá-la de forma combativa.

Amulepe taiñ weichan!

Wewaiñ

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Virada do morro:
Ipê e seu grito amarelo
perpendicular.

Eolo Yberê Libera