[Itália] A tipografia precisa de um novo telhado

Na última assembleia dos membros da cooperativa, conversamos sobre o problema do telhado e sua substituição necessária para a saúde dos companheiros que trabalham lá e também dos vizinhos. A cobertura em questão é composta principalmente de cimento/amianto e precisa ser substituída para também termos menos dispersão de calor. Portanto, será necessário substituir o telhado por uma cobertura adequada.

Para quem não conhece, aqui está uma breve história da Cooperativa Tipolitográfica. Nos anos setenta, alguns companheiros decidiram dar ao movimento anarquista uma ferramenta muito importante para esse período: uma tipografia. A tipografia permitia imprimir, sem depender de impressoras comerciais, folhetos, pôsteres, livros, jornais e panfletos que eram parte fundamental da propaganda do movimento. Os companheiros procuraram um lugar para dar vida a essa ideia e encontraram o lugar ideal em Carrara.

A cidade tinha histórias importantes de anarquismo, lutas sociais, autogestão e resistência. Aqui, no pós-guerra imediato, foram fundadas a Federação Anarquista Italiana e a Internacional das Federações Anarquistas. A história dos mineiros de mármore estava ligada a um nó duplo com o pensamento anarquista e as histórias de luta e solidariedade fizeram desta cidade o lugar certo para colocar o projeto em prática, sem o risco de ter as instalações queimadas pelos fascistas.

Assim, os companheiros começaram essa aventura e aprenderam um ofício do zero. Eles reconstruíram um prédio antigo e, após um breve período em que recebeu o nome de Tipografia A Semente; depois a tipografia tornou-se uma cooperativa e recebeu o nome de Cooperativa Tipolitográfica. Desde a sua criação, também tem sido outro exemplo de autogestão na cidade toscana.

Os anos oitenta foram provavelmente o auge da história dessa tipografia. As lutas ambientais pelo fechamento da Farmoplant/Montedison (uma indústria química ativa na zona industrial entre Massa e Carrara, onde houve ferimentos graves para trabalhadores e para toda a população) realizadas pela Assembleia Permanente pela Saúde dos cidadãos de Massa e Carrara, das quais até os anarquistas participaram ativamente; a ocupação pelos historiadores locais do palácio Politeama Verdi contra o despejo dos Grupos Anarquistas Reunidos realizada pela administração municipal, emaranhada com especuladores imobiliários; as lutas dos trabalhadores da pedreira, tudo isso levou os companheiros a serem ativos em primeira pessoa e a produzir muito material informativo em papel (cartazes para a mobilização popular, panfletos de informações médicas sobre o perigo da fábrica, panfletos que colocavam em preto e branco as intrigas do poder local…).

Além de tudo isso, desde 1974, o jornal Umanità Nuova é impresso e enviado semanalmente para assinantes e grupos anarquistas de toda a Itália. Bem como, desde então, também imprimiu revistas e periódicos em italiano e outros idiomas como: A-Rivista Anarchica, Il Seme Anarchico, Lotta di Classe, Anarres, Voce Libertaria, Libero Pensiero, Musiche. Também imprimiu livros para várias editoras do movimento, como Zic-Zero in Condotta, La Baronata, Le Milieux Libres Edizioni e muitas outras; bem como publicou vários volumes, como a Cooperativa Tipolitográfica Editora.

A Cooperativa Tipolitográfica está ligada à história do movimento anarquista e a deste semanário: agora é preciso um pouco de ajuda para continuar a garantir que esse pequeno exemplo de autogestão possa ir além.

Serão necessários € 10.000 para concluir o trabalho. Qualquer pessoa que queira contribuir pode ofertar o que quiser e o que puder no IBAN:

IT 76 E 01030 24501 000001817526

Para: A Cooperativa Tipolitográfica.

Com a indicação de “subscrição do telhado”.

Quem quiser nos visitar, estamos na via S. Piero 13 / A 54033 Carrara (MS)

Tel. 058575143 mail: lacooptipo@gmail.com

Fonte: https://umanitanova.org/?p=10725

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/08/08/italia-centenario-do-semanario-anarquista-umanita-nova/

agência de notícias anarquistas-ana

Noite de primavera —
Vovó contando uma história
para seus netinhos.

H.Masuda Goga