[Chile] Santiago: 33º dia de Revolta Social

20 de novembro de 2019

NÓS SEGUIREMOS NAS RUAS!

Por nossas avós, que nos pedem para não pararmos até que suas pensões aumentem.

Vamos continuar nas ruas! Pela memória de nossas mães que morreram esperando atendimento médico em hospitais públicos. Vamos continuar nas ruas! Pelas nossas irmãs que estão sufocadas pelas dívidas do CAE. Vamos continuar nas ruas! Pela defesa da natureza e do futuro de nossos filhos.

Vamos continuar nas ruas! Pelas nossas amigas violadas pela polícia com ou sem uniforme.

Vamos continuar nas ruas! Pelos nossos companheiros que morreram sonhando com a Anarquia e a Liberdade.

Vamos continuar nas ruas! Por amor a nós mesmos e nossa caótica alegria.

Que isso ecoe nos ouvidos de todos… Temos muita força e determinação!

Nossa primavera é insurgente!

O calor sufocante não é desculpa para os rebeldes que insistem novamente em invadir as ruas protestando. Motoristas de ônibus bloqueiam cruzamentos estratégicos de tráfego.

Em diferentes pontos da capital, são relatados confrontos, estudantes interrompem o tráfego de veículos em La Concepción com Providencia gerando caos e causando o fechamento de centenas de locais. Manifestantes atacam uma patrulha em Amunateguí com Alameda e evasões em massa ocorrem no metrô Universidade do Chile e Moneda.

Os tanques policiais aparecem na “Praça da Dignidade”, ao entardecer, os encapuzados recuam para o bairro Bellavista, onde encontram um carro de patrulha que destroem sem contemplação. Os policiais dentro repelem o ataque com balas e duas pessoas são feridas pelos tiros de calibre 38.

Perto do parque Bustamante atacam a sede do partido político “Revolução Democrática”.

Na cidade de Calama, um motorista de caminhão atropela intencionalmente dois policiais, não foge e é preso no local. Denunciam que o shopping “Puertas del Mar” de La Serena é usado como centro de tortura. Na mesma cidade queimam um Seremi de trabalho e o prédio de penhor de crédito.

Pedem o boicote aos supermercados “Unimarc” pela demissão de nove trabalhadores que se recusaram a trabalhar após as 19 horas para não comprometer sua integridade física quando voltam para casa. Pela mesma razão, vendedores de centros comerciais protestam ruidosamente sobre o horário de encerramento e os estudantes marcham dentro dos shoppings gritando slogans anticapitalistas e antirrepressão.

Chamam para se encontrar do lado de fora do shopping Costanera Center na sexta-feira, dia 22, às 17 horas.

Os Barras Bravas [torcida de futebol] não aceitam o reinício do campeonato de futebol, e anunciam um boicote e protestos nas proximidades dos estádios. Os balões urbanos sofrem intervenções artísticas por toda a cidade, pintam-nos como se fossem olhos ensanguentados.

No Congresso, tramita uma acusação constitucional contra o Presidente da República e o parlamento, como rejeição, aprovam gastos reservados aos policiais por escassos 1000 pesos.

Uma gravação na internet mostra como uma multidão de venezuelanos sai de um prédio localizado em Las Rejas Norte, número 65, para perseguir e espancar manifestantes. Um conflito que pode ter sérias consequências no futuro. Coletivos antifascistas chamam para marcar uma presença maior nas manifestações.

Anarquistas continuam a espalhar suas ideias através de propaganda impressa e pichações, com citações de Durruti, Emma Goldman e Malatesta.

Em Madrid, chamam para evadir o metrô como um sinal de solidariedade com a Revolta local. Amanhã, 21 de novembro, é uma nova Greve Geral. E vamos com tudo para a rua!

Pela irmandade na guerra e por uma comunidade de luta!

PARA A LIBERTAÇÃO TOTAL!

N.T.

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/11/20/chile-santiago-31o-dia-de-revolta-social/

agência de notícias anarquistas-ana

sementes de algodão
agora são de vento
as minhas mãos

Nenpuku Sato