[Espanha] Propaguemos a solidariedade: é hora de enterrar o fascismo

Aparentemente, após as eleições no domingo passado (10/11), a Espanha se tornou fascista. 52 deputados abertamente xenófobos, machistas e homofóbicos (e ultraliberais) parecem confirmar isso e nos igualar ao resto da Europa.

A suposta e altamente elogiada exceção espanhola acabou e entramos totalmente na onda reacionária que inunda os parlamentos da Europa, da Hungria à Itália. Já temos o nosso Le Pen, Salvini ou Akesson na figura de Santiago Abascal, um desertor do muito católico, conservador e instigador do Estado, Partido Popular, fundado por uma coleção de ministros da ditadura fascista e pais da Constituição de 78. Ao lado de Abascal, um amálgama de marqueses, promotores imobiliários, oportunistas e descendentes das elites espanholas.

O capitalismo, dada a impossibilidade de controlar a próxima crise econômica eterna do sistema, optou por dispensar sua máscara democrática e retornar a seus bandidos para disciplinar os trabalhadores. Na América Latina, vemos isso na brutalidade policial no Chile e no Equador ou com o controle exercido pelas oligarquias no Brasil e na Bolívia. Enquanto na Europa o discurso fascista foi normalizado e aceito, como não era visto há anos.

Mas não vamos nos enganar, o fascismo não apareceu de repente como uma arte de magia. É uma consequência de anos de décadas de políticas neoliberais e cumplicidade da socialdemocracia de terceiras vias. O fascismo foi criado na construção da fortaleza Europa, que transformou o Mediterrâneo em uma cova comum, na Guarda Civil atirando imigrantes exaustos para o mar, na banalização e justificativa dos assassinatos e agressões nas mãos de grupos nazistas .

Hoje em dia, lembramos de Carlos Palomino, morto por um nazista enquanto participava de uma manifestação antifascista e que foi apresentada como uma luta entre gangues. Também nos lembramos de Roger Albert ou Guillem Agulló ou Lucrecia Pérez, dos quais também nos lembramos com raiva hoje em dia de seu assassinato pelas mãos de um grupo de nazistas liderados por uma guarda civil na qual ele foi reconhecido como o primeiro assassinato racista.

Vale ressaltar que a ascensão do fascismo parlamentar explícito coincidiu com a decisão do Tribunal Constitucional que abaliza a demissão apropriada em caso de licença justificada. Julgamento este que une a negativa de revogar a reforma trabalhista e a possível implementação da mochila austríaca. É como se os próprios tempos nos alertassem sobre a ofensiva capitalista autoritária que vem pôr ordem na crise sistêmica e institucional da democracia espanhola.

A exumação do ditador fascista com quase honras como Chefe de Estado realizada por um governo socialdemocrata mais de quarenta anos após o fim formal do franquismo, e transmitida ao vivo pela televisão, em vez de restaurar ferimentos e reparar injustiças, é uma metáfora para a continuidade do regime em seu aspecto mais espetacular, onde a polícia acompanhou um fascista reconhecido como Tejero e ninguém se lembrou dos milhares de antifascistas que estão enterrados no monumento à glória de uma ditadura que não terminou de se ir.

Vivemos em um Estado cada vez mais autoritário e onde o capital faz que cada vez seja mais difícil de exercer direitos básicos, como moradia, onde especulações, fundos abutres e despejos atingem a classe trabalhadora, e a liberdade de expressão, associação, saúde ou condições de trabalho decentes. Onde as mulheres também devem enfrentar uma nova reação patriarcal que busca eliminar o direito de decidir sobre o corpo, seja no lado conservador, reduzindo ao mínimo o direito ao aborto, seja no lado neoliberal que procura comercializar seus úteros, como meros corpos reprodutivos.

A única saída para os que mandam foi um fechamento autoritário de cima para baixo em todas as frentes: judicial, legislativa e social. Um fechamento que chegou a criminalizar o simples fato de resgatar pessoas à deriva no mar ou escrever piadas no twitter.

Agora devemos acrescentar a forte presença de um partido fascista que teve o apoio e a compreensão da mídia, instituições e empresários, que branquearam e normalizaram seu discurso e sua presença na vida pública, um partido com grande presença entre as forças repressivas do Estado.

Um aumento institucional que sem dúvida encorajará todos os elementos mais reacionários, como vimos no aumento das agressões contra migrantes, mulheres e o coletivo LGTBI. Agressões físicas e verbais, ameaças e intimidações que tem seus objetivos postos contra os mais desfavorecidos e desfavorecidas em nossa sociedade, como são os trabalhadores racializados, assim como o movimento feminista e todos os outros movimentos sociais.

Por essas razões, nos unimos ao chamado da Coordenadora Antifascista de Madrid, porque devemos detê-los, mostrar que eles nos enfrentarão com nosso povo, com os racializados, as trabalhadoras, as precárias.

Não esperamos nada das instituições.

O fascismo não é uma opinião, é um crime.

Madrid será o túmulo do fascismo. Não passarão!

Federação Regional do Sul de Madrid

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/propaguemos-la-solidaridad-ya-es-hora-de-enterrar-el-fascismo/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Sobre o varal
a cerejeira prepara
o amanhecer

Eugénia Tabosa