[Chile] Uma jornada sem retorno à nossa completa liberdade e dignidade

O surto social iniciado em 18 de outubro e a repressão desencadeada pelo Estado demonstraram o fracasso do modelo político chileno e de seu modelo econômico.

A origem de tudo isso vai além do governo contra o qual lutamos hoje, e a revolta que se espalhou após as evasões em massa realizadas por estudantes em dificuldades tem sua origem na fúria dos abusos apoiados e permitidos por décadas. Nada de bom pode surgir como resultado de dar ao Estado, políticos e autoridades a capacidade de decidir sobre nossas vidas enquanto tentamos sobreviver em um sistema que transforma nossas necessidades em negócios e nosso tempo no dinheiro que nos impuseram como a única maneira de conseguir o que precisamos.

Ao explodir as ruas e as consciências, muitas pessoas sentiram que, com a explosão de raiva, embarcamos em uma jornada sem volta à recuperação de nossa completa dignidade e liberdade. E no meio de tudo o que estamos experimentando pessoal e coletivamente, sabemos que há pessoas que, antes de 18 de outubro, já percorreram os caminhos da luta ancestral por uma vida livre sem um Estado ou autoridade.

Nessa caminhada, aprendemos que a medida do Estado de emergência com militares nas ruas e o toque de recolher decretado pelo governo de direita de Piñera é apenas parte do arsenal repressivo que todos os governos colocaram em prática de várias formas ao longo da história.

Rompendo com uma normalidade imposta por séculos

No Chile e no mundo, tortura, engano, assassinato, injustiça e reformas que não mudam nada estrutural fizeram parte da existência histórica do Estado como ferramenta de opressão em benefício de uma elite.

Antes, e também agora, no Chile, houve pessoas mortas, assassinadas, torturadas, aprisionadas, espancadas ou desaparecidas por causa da luta contra a ordem imposta ou apenas por causa de sua condição econômica, sexual ou étnica.

Uma sangrenta história de intervenção militar e policial circula em nossas veias para aniquilar revoltas e lutas sociais por uma vida digna e livre de opressão: o extermínio do povo mapuche, a Matança de Santa Maria de Iquique, a ditadura de Pinochet, o estado policial da democracia e agora também a repressão aguda contra a qual enfrentamos.

No entanto, nas últimas semanas, muito mais pessoas sentiram em si mesmas o papel opressivo do estado policial militarizado que já era evidente perseguindo há anos lugares como o Wallmapu, casas de okupas, populações combativas e escolas secundárias em luta contra quem o Estado declarou guerra há muito tempo.

Hoje, as autoridades mais uma vez protegem a ordem social, política e econômica que construíram para seu benefício e o fazem reprimindo nas ruas, enganando a imprensa e falando sobre um suposto inimigo que busca afetar a vida das pessoas.

Esse inimigo que eles mencionam é toda pessoa que luta e todo ato rebelde que se multiplica, buscando abrir caminho para maneiras de se relacionar, organizar e viver oposto àquelas que nos impuseram há anos.

Por essa razão, políticos, empresários e forças repressivas tentam nos convencer de que devemos ter medo da desobediência e revolta. Eles tentam nos fazer cair na armadilha de pensar que seus interesses e os nossos são os mesmos. Mas, ao contrário de outros momentos da história recente, hoje muitas pessoas não acreditam neles e continuam na luta.

É por isso que não esquecemos cada golpe, todo tiro contra nosso corpo e o de nosso povo próximo, toda mentira ou todo cúmplice que se posicionou a favor dos poderosos e de sua repressão.

Nem esqueceremos todo ato de rebelião, todo abraço e todo gesto de apoio entre companheiros, amigos e vizinhos. Essa memória e esses gestos de raiva, amor e rebelião fazem parte do cenário da vida e da luta que estamos construindo todos os dias.

A solução está em nossas mãos

No Chile, algo começou a mudar. Alguns acordaram antes, outros depois, mas a verdade é que, apesar da repressão, continuamos a seguir o caminho da vida com o qual decidimos romper.

Hoje somos mais que não queremos dar a ninguém, a não ser a nós mesmos, o poder de direcionar eventos e processos em direção a um horizonte de liberdade e dignidade. É por isso que sabemos que o que construirmos daqui em diante dependerá de nós e não estamos dispostos a dar aos outros a capacidade de decidir sobre nossas vidas.

Nem a esquerda oportunista nem a direita ditatorial. Nem a Frente Ampla nem qualquer partido político. Nem a renúncia de Piñera, nem novas eleições, nem uma nova Constituição. Nada do que vem da ordem estabelecida com a qual estamos rompendo pode nos dar uma solução.

Sabemos que muitas perguntas e preocupações sobre como continuar inundam muita gente agora. De nossa identidade anárquica de luta contra toda autoridade e do que experimentamos em contato com outras vontades no meio da revolta, descobrimos as respostas e ferramentas na experiência e aprendemos a tomar posições de combate no aprimoramento do conflito contra a ordem social que lutamos. Essas ferramentas e essas respostas são encontradas na multiplicação dos atos nos quais se expressam desobediência, apoio mútuo e ação direta.

Lutar juntos e nos apoiar diante dos efeitos da repressão e do medo da escassez causados pelo Estado, deixando nosso mundo pessoal e unindo forças com outras pessoas, contribuindo cada um de acordo com sua capacidade de agir e pensar em conjunto possibilidades de vida diferentes daquelas são respostas que temos forjado a partir da autonomia de não depender de ninguém, mais que de nossa vontade em ação.

Tudo isso foi experimentado por milhares de pessoas nas últimas semanas. Tudo isso e muito mais se desenvolveu sem líderes ou dirigentes.

A partir de agora, o que cada um de nós contribui influenciará o curso do que pode ou não acontecer.

Aconteça o que acontecer, continuaremos a lutar e conhecer todas as pessoas que continuam a experimentar e expandir a liberdade em todos os atos de revolta contra a ordem do dinheiro e da autoridade.

Não vamos desistir, não vamos recuar. Continuaremos a construir um novo mundo nas ruínas do sistema que estamos destruindo.

MULTIPLICAR DESOBEDIÊNCIA, APOIO MÚTUO E AÇÃO DIRETA!

VIVA A REVOLTA CONTRA TODAS AS FORMAS DE OPRESSÃO E AUTORIDADE!

Publicado originalmente em Confronto. Edição especial, outubro-novembro, região chilena, 2019

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Rosto no vidro
uma criança eterna
olha o vazio

Alphonse Piché