[EUA] Lançamento: “Love, Anarchy & Emma Goldman”, de Candace Falk

O que este extraordinário livro faz… é nos lembrar daquela paixão, daquele fervor revolucionário, daquela camaradagem, daquela persistência diante da derrota política e do desespero pessoal, tão necessário em nossos tempos como no delus“. – Howard Zinn

Fascinante… Com uma clareza maravilhosa e profundidade, Candace Falk ilumina para nós uma Emma Goldman moldada pelo seu tempo e ainda prevendo, na vida dela, a situação e conflitos de mulheres em nosso tempo“. -Tillie Olsen

Uma das ativistas políticas mais famosas de todos os tempos, Emma Goldman era também infame pelas suas visões radicais anarquistas e a sua vida pessoal “escandalosa”. Em público, Emma Goldman era uma instigadora, confidencialmente se movimentando pela reforma trabalhista, anarquismo, controle de natalidade e independência das mulheres. Porém, atrás das portas fechadas, ela era mais vulnerável, especialmente se tratando do amor da sua vida.

Love, Anarchy, & Emma Goldman é um relato da legendária carreira de Goldman enquanto uma ativista política. Porém, é mais do que isso – é uma biografia que oferece um olhar intimista em como a paixão de Goldman pela reforma social se encaixava com a sua paixão por um homem: Ben Reitman, ativista de Chicago, rei pedinte e ginecologista do distrito da luz vermelha. Candace Falk nos leva ao coração do caso amoroso tumultuoso, descobrindo que, mesmo enquanto Goldman falava sobre amor livre, ela confrontou seu próprio ciúme intenso.

Enquanto diretora dos trabalhos de Emma Goldmand, Falk tem acesso a mais de 40 mil escritos de Goldman – incluindo suas cartas e anotações privadas – e ela usa esses arquivos para nos dar uma visão rara aos pensamentos dessa mulher brilhante e complexa. O resultado é uma história de amor fascinante e uma cartilha sobre uma era emocionante, explosiva na política e na vida intelectual americana.

Candace Falk é a editora e diretora do Emma Goldman Papers (Trabalhos de Emma Goldman), um projeto da Universidade da Califórnia, Berkeley, e da Comissão Nacional de Publicações e Registros Históricos dos Arquivos Nacionais. Ela recebeu o Prêmio Kanner pelo melhor trabalho bibliográfico na Women’s History (História das Mulheres), bem como uma bolsa da Fundação Guggenheim.

Love, Anarchy & Emma Goldman

Candace Falk

250 páginas, 6×9

Livro de bolso, 27 de junho de 2019, $24.95

rutgersuniversitypress.org

Tradução > A Alquimista

agência de notícias anarquistas-ana

Linha de combate:
as granadas e os petardos
são de chocolate.

Flora Figueiredo