
Em toda a Europa, espaços autônomos estão lutando para sobreviver em face da crescente repressão. Seguindo os violentos despejos da La Zad (França) em 2018, da ADM (Holanda) em janeiro e da Grow Heathrow (Rerino Unido) em fevereiro deste ano, o Estado está de olho na okupa mais velha da Polônia. Depois de comemorar seu 25º aniversário em outubro, o futuro do centro social de Rozbrat agora pende na balança à medida que a terra que ocupa deve ser leiloada.
De Rigaerstrasse em Berlim (Alemanha), até as ruas de Exarchia (Grécia), até os desertos da Síria, a luta de classes está se radicalizando enquanto os governos continuam a se virar para a direita e os promotores imobiliários, políticos fascistas e banqueiros se aproximam da geração de okupas que foram abertas durante os anos 90. Elas já resistiram antes, e farão isso de novo com o apoio popular dos moradores de Poznan e da comunidade okupa. Manifestações em apoio a Rozbrat atraem regularmente milhares de pessoas. Agora, mais do que nunca, o movimento autônomo da Europa e o mundo devem olhar além de nossas localidades e fronteiras imediatas para mostrar como podemos apoiar nossas lutas coletivas contra o capitalismo e o Estado no espírito de internacionalismo e solidariedade. Rozbrat é uma parte vital da herança e infraestrutura do movimento anarquista polonês. Se fosse despejado seria um golpe devastador para o movimento autônomo já em apuros na Polônia e uma grande perda para a resistência europeia. Esses espaços de liberdade autodirigida representam uma ameaça direta ao status quo e estão sendo sistematicamente alvos para destruição pelo aparato do Estado.
Desde 1994 Rozbrat tem sido um centro cultural, social e político para o anarquismo polonês, organizando milhares de eventos desde concertos à performances teatrais, palestras, seminários e oficinas, além de fornecer uma base para iniciativas populares como oficinas de bicicleta, Food Not Bombs, e grupos como a Federação Anarquista.
Rozbrat precisa de solidariedade
A data ainda será marcada para o leilão, então a hora de se organizar é agora. Abaixo estão algumas sugestões de como podemos apoiar os okupas de Rozbrat.
Enviar dinheiro! Todo euro ajuda não apenas em termos materiais para contratar advogados e apoiar a campanha do que sem dúvida será uma longa batalha judicial, mas também mostrando que Rozbrat não está sozinho. Apoie o Patreon deles aqui (patreon.com/rozbratisheretostay).
Ocupar! Para cada ataque aos nossos centros de organização estabelecidos, somos lembrados da necessidade de tomar ações diretas e tomar edifícios de seus proprietários capitalistas para usar o movimento para viver, organizar e atualizar. Em Londres, o Practical Squatters se reúne uma vez por mês para abrir novos edifícios. Com o pior inverno nos últimos 30 anos prestes a acontecer no Reino Unido, precisamos ocupar mais espaços para tirar as pessoas da rua e fornecer exemplos vivos e inspiradores de anarquia em ação.
Solidariedade! Faça pichações nos muros, pendure faixas nos andaimes, deixe o mundo todo saber que nos lembramos de Rozbrat.
Foda-se os oficiais de justiça! Foda-se a lei! Ocupação e luta!
ROZBRAT ZOSTAJE!
ROZBRAT BLEIBT!
ROZBRAT ESTÁ AQUI PARA FICAR!
Fonte: https://freedomnews.org.uk/rise-up-for-rozbrat/
Tradução > Brulego
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
passeio de madrugada
os meus sapatos
empapados de orvalho
Rogério Martins
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!
Não entendi uma coisa: hoje ele tá preso?