[Grécia] Os ocupantes da Gare dizem “Os melhores dias ainda estão por vir”

Em 2 de fevereiro, tomamos a iniciativa de assaltar nossa própria casa. A Gare em Atenas não é apenas para seus próprios membros, pertence a todo o movimento. Penduramos uma faixa em solidariedade aos espaços livres e em solidariedade à faixa D. de Gare, dizendo “Poder ao camarada procurado D. Chatsivachiliadi, Solidariedade às Ocupas, o Estado é o único Terrorista”. Realizamos essa ação em solidariedade e também como um ato de resistência: nossa maneira de proteger ferozmente nossas ideias, nossas vidas, nossos espaços, nossas casas e nossos futuros.

Em 26 de agosto, a Gare foi despejada pela segunda vez em dois anos e destruída. Foi um dos primeiros ataques de uma nova onda de repressão contra os espaços livres. A Gare foi um dos primeiros alvos porque o trabalho do Estado é esmagar as partes mais radicais do movimento, a fim de abrir caminho para mais repressão e pacificação. O Estado está tentando, através da lei e da opressão policial, colocar uma camisa de força sobre o corpo furioso dos povos oprimidos. Em outubro, após uma ação de assalto que levou à descoberta de um esconderijo de armas, incluindo as armas de autodefesa revolucionária. D. foi forçado a fugir e se tornou um fugitivo do estado.

Fui exclusivamente eu que tomei a decisão e a responsabilidade prática de manter esses objetos, sabendo o que tinha em minha posse. Foi uma decisão política pessoal para guardar a história da resistência social e a contribuição para as necessidades de defesa das lutas sociais sempre que isso se tornasse necessário e viável, em meio ao ataque assassino cru que é infindável aos explorados, aos excluídos e aos movimentos.”

Ele está nessa situação porque o Estado está criminalizando o movimento anarquista. Eles trataram seu posicionamento como terrorista, porque esta é a única maneira de reconhecer publicamente a luta política combativa e, assim, despolitizá-la. Eles então usaram essa designação para atingir qualquer pessoa no movimento que pudesse ter laços com ele, espalhando ainda mais medo da associação. Isso faz parte da maneira deles de separar forçosamente as partes militantes e combativas do movimento anarquista da luta mais ampla.

Essa criminalização não se aplica apenas a este caso, mas também a todos os espaços livres. Dessa maneira, o Estado revela sua face real como o verdadeiro terrorista. Ele traz terror a todos os que lutam pela liberdade e a todos os que resistem à sua tirania. Dessa maneira, constrói um clima social de medo e silêncio. O Estado também está mirando as ocupas porque elas colocam em questão a autoridade da propriedade privada, que é a base do capitalismo. Esse clima de medo que o Estado está impondo também é uma tentativa de isolar as pessoas inassimiláveis e resistentes da sociedade em geral: colocá-las em quarentena nos guetos da criminalidade e preparar-se para sua a prisão.

A mídia estatal também está tentando retratar D. como um líder do movimento anarquista. Isso faz parte da tentativa do Estado de incorporar e tornar compreensível o movimento anarquista na própria linguagem do Estado: através da privatização e individualização. A civilização, o capitalismo e o patriarcado fingem que a história é feita por “grandes homens.” Sabemos que a história é feita por pessoas que trabalham juntas em conjunto, pessoas cujos nomes provavelmente nunca aparecerão nas linhas de um livro de história. Utilizamos estruturas horizontais porque entendemos esse fato, e nos organizamos de acordo. Ao colocar as pessoas na posição de fugitivos, na tentativa de impor isolamento, o Estado segue seu plano de separar aqueles que lutam combativamente do resto do movimento assim, trabalhando juntos na luta contra o sistema. Essa é a maneira deles de prejudicar nossa luta.

Como movimento, devemos atacar com força total essa tentativa de isolamento. Nossas armas mais fortes são a solidariedade. Não podemos sucumbir ao medo de associação que faz parte dos Estados que tentam separar o movimento anarquista de sua ala radical. Em nossa ação, estamos quebrando esse isolamento e silêncio. Estamos declarando nossa solidariedade e apoio público ao camarada procurado. Lutaremos e resistiremos ao terrorismo e à repressão estatal. Não permitiremos que o Estado nos marginalize e finja que estamos separados do corpo social. Nós não iremos para o escuro silenciosamente. Recusamos a vitimização e propomos um ataque.

Nós somos os espinhos na rosa da liberdade! Faremos você sangrar toda vez que tentar matar a vida com suas gaiolas e mercenários.

NADA ESTÁ TERMINADO, TUDO ESTÁ COMEÇANDO.

Solidaristas anarquistas

Tradução > abobrinha

agência de notícias anarquistas-ana

Em toda a longa viagem,
Só agora encontrei
Um cafezal!

Paulo Franchetti