Sindicatos do setor têxtil unem forças na Conferência Internacional realizada em Colombo, Sri Lanka

A CNT participa deste encontro que visa promover o apoio mútuo e romper a cadeia de precariedade que as grandes empresas impõem globalmente.

Com delegados de sindicatos de Mianmar, Bangladesh, Espanha, Alemanha e Sri Lanka, a Conferência Internacional dos Sindicatos do Setor Têxtil (International Labor Union Conference of the Garment Sector) começou nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, em Colombo, Sri Lanka. Durante dois dias, participantes de organizações como Dabindu Collective, Nuss ou FAU discutiram estratégias comuns para romper a cadeia de precariedade e fazer com que trabalhadores e trabalhadoras tenham suas demandas atendidas graças ao apoio mútuo e à solidariedade internacional.

Entre os organizadores está o coletivo Dabindu, que depois de participar de um giro na Europa (onde visitaram França, Alemanha e Espanha) promoveu um encontro com sindicatos da região, reforçando a ideia de que se estiverem unidos a ameaça de deslocalização não pode parar suas reivindicações. A indústria não é apenas composta por produtores: deve ser apoiada por toda a cadeia, incluindo os consumidores. Portanto, a mensagem foi reforçada com os modelos de sindicatos de classe, como a FAU alemã ou a própria CNT [espanhola]. Juntamente com o ICL-CIT, mostraram os princípios que fazem parte das três organizações e reforçaram a ideia de que os direitos são conquistados apenas pela luta.

Uma ideia compartilhada pela Federation of Garment Workers Union (FGWU) (Federação dos Trabalhadores em Vestuário) de Mianmar, que, juntamente com o Solidarity Center expuseram as dificuldades e violações dos direitos sindicais. Da mesma maneira, o Garment Workers Trade Union Center (GWTUC) (Sindicato dos Trabalhadores em Vestuário-GWTUC), de Bangladesh, explicou que sindicalistas ou trabalhadores que exigem melhorias são presos e demitidos, registrando-se falsas denúncias contra eles.

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/los-sindicatos-del-sector-textil-aunan-fuerzas-en-la-conferencia-internacional-celebrado-en-colombo-sri-lanka/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Quando a chuva pára
Por uma fresta nas nuvens
Surge a lua cheia.

Paulo Franchetti