[Espanha] O ateneu libertário mais longevo de Valência celebra seu XXXIV aniversário

Entre 2 e 6 de março o Ateneu Libertário Al Margen organiza umas Jornadas Culturais para comemorar seus 34 anos de funcionamento no bairro valenciano de El Carme

Na próxima segunda-feira, 2 de março, se iniciam as atividades programadas pelo Ateneu Libertário Al Margen para celebrar seu 34º aniversário como associação dedicada à difusão do pensamento anarquista e da cultura e da arte mais crítica e vanguardista.

Foi em março de 1986 quando um grupo de ativistas do mundinho libertário valenciano conseguia abrir, após meses dedicados a difundir o projeto e arrecadar fundos para torná-lo possível, um local na rua Baja, em pleno bairro de El Carme. Desde então não cessaram as atividades no ateneu libertário mais veterano da cidade de Valência.

Entre suas paredes foram acolhidas centenas de palestras, debates, exposições, recitais musicais, leitura de poesia e quantos atos culturais e reivindicativos propuseram seus sócios ou os grupos afins. Al Margen também publicou livros (cerca de trinta títulos já) e uma revista trimestral que completa 27 anos de existência, além de alguns CDs e vídeos ocasionais.

Aparte de suas atividades e publicações próprias, este ateneu libertário participou em outras iniciativas com outros movimentos sociais e da vizinhança de Ciutat Vella: Pintem Junts (evento de pintura coletiva), Música al escaparate (vitrine de música), Ciutat Vella batega, Feira Alternativa de Valência, Mostra do Livro Anarquista, Rádio Klara, etc.

Tanto o antigo local da rua Baja, 8 como o atual (Palma, 3) foram cedidos a quantos coletivos o solicitaram para reuniões pontuais ou como sede permanente, pelo que o ateneu compartilhou solidariamente seu local com grupos ecologistas, feministas, okupas, de solidariedade com o Sahara, Rádio Klara, a desaparecida revista Si volem, etc.

A espera do ano próximo, em que o 35º aniversário será celebrado de forma especial, as Jornadas de 2020 contarão com os seguintes atos:

> Segunda-feira 2, 19h30 – Palestra: “Cultura e militância libertárias. Higinio Noja Ruiz, o mestre anarquista”, a cargo de Javier Navarro (historiador e professor da Universidade de Valência).

> Terça-feira 3, 19h30 – Palestra: “A Igreja na Espanha”, a cargo de Miguel Hernández Alepuz, da Associação Valenciana de Ateus e Livres-pensadores.

> Quarta-feira 4, 19h30 – Cine fórum: “Precariedade permanente”, debate sobre desemprego e precariedade com base no filme “Yo, Daniel Blake”.

> Quinta-feira 5, 19h30 – Palestra: “Até o colapso. Certezas, dúvidas e exageros na crise ecológica global”, a cargo de Francisco Marín (biólogo).

> Sexta-feira 6, 20h00 – Apresentação do Llibret de les Falles Populars i Combatives (Livreto das Fallas populares e combativas).

22h30 – Noite de tangos. Robitango e Tito Pinto apresentam: “Tangatta dos 7 pecados capitais”.

Gabinete de Comunicação da Confederação Geral do Trabalho do País Valenciano e Murcia

ateneoalmargen.org

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

arco-íris no céu.
está sorrindo o menino
que há pouco chorou

Helena Kolody