[Espanha] A CGT anuncia greve por tempo indeterminado na AIRBUS contra medidas corporativas durante a crise do “coronavírus”

A organização anarcossindicalista denuncia que muitas pessoas e suas famílias foram colocadas em perigo à custa da manutenção de uma atividade não essencial.

A Confederação Geral do Trabalho (CGT) anunciou através de um comunicado que será convocada uma greve por tempo indeterminado à AIRBUS, apoiada pela militância da CGT, a partir de 30 de março de 2020.

A CGT explica que as razões deste apelo à greve são mais que justificadas, depois de ter tomado conhecimento da atitude que a multinacional tem mantido em relação às medidas de proteção da sua força de trabalho durante o alerta de saúde provocado pela crise do “coronavírus”.

Neste sentido, a CGT considera que as decisões tomadas pela direção da empresa na área de saúde ocupacional têm colocado em risco a saúde dos trabalhadores e suas famílias ao manter os centros de produção abertos durante dias. A CGT sublinha que a atividade da AIRBUS durante estes dias de alerta, devido ao risco de contágio de um vírus que custou milhares de vidas, não foi fundamental para a vida da comunidade durante estes dias.

A CGT explicou que a gestão da AIRBUS tem e deve entender que a saúde ocupacional dos trabalhadores não é um jogo, mas o pilar fundamental para que estes centros continuem a funcionar. A CGT manifesta que atitudes como estas não podem ser toleradas, em um país onde quase 1000 pessoas morrem todos os anos tentando ganhar a vida.

A greve por tempo indeterminado afetará as forças de trabalho dos centros de Getafe, Illescas, Barajas, Tablada e Albacete e abrangerá todas as pessoas que queiram apoiá-la, independentemente da sua filiação sindical.

Assessoria de Imprensa do Comitê Confederal da CGT

Fonte: https://cgt.org.es/cgt-anuncia-huelga-indefinida-en-airbus-contra-las-medidas-empresariales-durante-la-crisis-del-coronavirus/

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/28/espanha-a-saude-das-pessoas-e-o-primeiro/

agência de notícias anarquistas-ana

na cama de nuvens
o sol espreguiça-se
oblongo

Eugénia Tabosa