[Itália] Defendemos a saúde, não o lucro!

A Federação Anarquista Livornese expressa seu apoio à luta travada nas últimas semanas pelos trabalhadores em defesa de sua saúde. As medidas tardias e contraditórias tomadas pelo Governo para a epidemia do coronavírus deixam os trabalhadores perigosamente expostos. Após a assinatura do protocolo partilhado entre os sindicatos e os empregadores, o presidente do conselho tinha ousado dizer “a Itália não para”. Infelizmente, apenas dezenas de milhares de infectados e milhares de mortos o obrigaram a encerrar parcialmente as atividades de produção. Um “encerramento” muito suave, que não prevê, no entanto, sanções para as empresas que possam contornar as proibições. Como sempre, todas as responsabilidades são exoneradas sobre aqueles que trabalham, enquanto o interesse principal é sempre protegido.

Os sindicatos do regime, que se tinham apressado a assinar o protocolo para silenciar os protestos das mulheres e dos trabalhadores, foram agora obrigados a prosseguir os contínuos bloqueios e greves espontâneas.

As greves espontâneas ou, melhor ainda, a entrada no local de trabalho e a recusa de realizar trabalhos sem os devidos procedimentos de segurança, são o único meio de proteger a saúde dos trabalhadores e, indiretamente, de toda a população.

Mais uma vez, trabalhadores e trabalhadoras, com suas lutas, representam o interesse geral, o direito de todos à saúde, enquanto governo e empregadores defendem apenas os interesses da acumulação capitalista privilegiada, que é a primeira causa dos males e sofrimentos que nos afligem.

Defendemos dentro e fora do local de trabalho a luta pela saúde, que tem sido apoiada durante este período, as iniciativas planejadas a nível local e nacional no dia 25 de Março, com a greve convocada pelo USB a nível nacional e pela CUB e outros sindicatos da Lombardia, bem como apoiamos todas as ações de greve e protesto em curso. Já existem muitos casos em que o encerramento dos locais de trabalho, a aplicação de procedimentos de segurança, ou a proteção dos direitos de todos em qualquer caso, em caso de reorganização do trabalho, foi alcançado. Só continuando por este caminho é possível defender a saúde de todos e pôr fim à arrogância do Governo e das empresas que tentam tirar o máximo partido desta situação.

Comissão de Correspondência da Federação Anarquista Livornese

Fonte: https://www.umanitanova.org/?p=11785

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Brisa ligeira
A sombra da glicínia
Estremece

Matsuo Bashô