[Reino Unido] Boris Johnson, um “libertário”? Conta outra

Quinta-feira, 26 de março de 2020

É realmente frustrante quando as pessoas usam termos e frases anarquistas fora de contexto ou em proveito próprio.  “Libertário” é uma palavra que vem sido consistentemente corrompida pela nova direita.  Nos últimos dias, foi usada para descrever o primeiro ministro do Reino Unido em seu aparente desejo de não introduzir as medidas drásticas para lidar com o Covid-19, que a nação está enfrentando agora.

Precisamos ser realmente claros. Boris Johnson não é um libertário. O termo foi usado primeiramente por anarquistas para se diferenciar dos seguidores de Karl Marx. Ao declarar a si mesmos socialistas libertários, os primeiros anarquistas foram capazes de posicionar o verdadeiro socialismo como anti-estado e anti-autoritário, diferente dos marxistas que parecem não ter limites para estado e autoridade. Ser um libertário, então, significa exigir igualdade sem hierarquia, socialismo sem governo, progresso sem partido político. Não há outra definição válida, uma vez que todos os outros usando a palavra o fazem enquanto ainda promovem hierarquias. Ainda sim, a nova direita (e até alguns trotskistas iludidos) continuam a usar o termo como se tivessem esse direito.

Para se libertar, temos que trabalhar juntos. Nossa liberdade individual tem que ser coletiva, porque se uma pessoa não é livre, então não existe liberdade. Johnson acredita que a liberdade é ligada às escolhas que se pode fazer quanto ao uso de seu dinheiro. Para ele, a liberdade individual é ligada à liberdade do mercado e as atividades coletivas como sindicalismo ou protesto ameaçam o mercado. Ele irá muito longe para proteger o mercado, como se mostrou a uma semana e meia atrás com constantes injeções de dinheiro no sistema. Sua ideia de ‘liberdade’ inclui chefes e escravos do salário. A hierarquia do capitalismo está longe de ser libertária, já que muitas pessoas acabam sendo dominadas por aqueles que decidem quanto elas vão receber e se sequer poderão trabalhar. O poder de seus chefes é consagrado pela lei. O poder dos trabalhadores para agir coletivamente é restringido. A hierarquia da dominação impede a liberdade; ela não a assegura.

Johnson foi criticado por ser ‘libertário demais’ por conta do modo que lidou com o Covid-19. A nova direita acredita que os indivíduos no mercado livre tomam decisões racionais e que essas decisões levam a sociedade adiante. Eles expressam isso com a frase ‘o mercado proverá’. Descobriram que sua ideologia de algum modo deixa a desejar em semanas recentes enquanto governos do mundo todo tiveram que intervir para salvar o capitalismo numa época em que um vírus reduziu as margens de lucro drasticamente. Eles esperam que, ao apoiar o sistema, as coisas logo voltarão ao normal. Johnson disse que espera um boom na economia do Reino Unido assim que a propagação do vírus diminuir. As pessoas estão morrendo e adoecendo em grandes números e o método do mercado livre foi demissão de trabalhadores nas empresas. O governo do Reino Unido está tentando frear isso ao dar dinheiro para as empresas manterem suas equipes. Note que isso não tem a ver com dar dinheiro diretamente às pessoas. Note também que, por conta de ser um evento sem precedentes, pedem-nos para não politizar a situação. Como se o modo de combate à propagação do vírus não fosse político.

A nova direita teme imensamente que os efeitos dos vírus levem ao colapso da sociedade, possivelmente a uma insurreição generalizada. O método de Johnson foi resistir ao impulso de seguir países nos quais o confinamento drástico ocorreu, até a semana passada.

O processo de decisão coletivo e o planejamento coletivo são modos de ação verdadeiramente libertários. Para tal se precisa, crucialmente, que as pessoas entendam totalmente a situação e sejam convencidas de que o plano acordado vai ajudar. Johnson assumiu um método inteiramente diferente. Pode ser que vá em direção de sua visão particular de libertarianismo, mas mesmo julgar em seus próprios termos é um erro terrível. Para que isso funcionasse, o governo teria que divulgar mensagens consistentes de formatos diversos. O governo não está em posição de consultar todos. Ao invés disso, se levou em conta mensagens confusas provindas do alto escalão com linguagem obscura e as pessoas responderam de maneiras diversas. As conferências diárias de imprensa que começaram na semana passada são inadequadas, em parte por incluir o próprio Johnson. O primeiro ministro do Reino Unido é incapaz de repetir uma mensagem consistente quando não está em campanha política.

De fato, semana passada começou a tratar o vírus como uma campanha e se complicou imediatamente ao sugerir que o vírus poderia ‘fazer as malas’ em 12 semanas. Seu tom jovial fez crer que as pessoas devessem ficar despreocupadas. Isso, então, contrastou com as notícias que um milhão e meio das pessoas mais vulneráveis serão isoladas por três meses, mostrando a seriedade do vírus. Como se o número crescente de mortes não bastasse para mostrar isto. Mensagens conflitantes estão acontecendo a cada dia e às vezes dentro de uma única conferência de mídia, enquanto Johnson costura entre assuntos.

Teria sido maravilho se as pessoas já tivessem decidido ignorar o primeiro ministro com suas mensagens confusas e ficassem em casa o quanto pudessem. A evidência no mundo todo é que tal atividade pode conter a propagação do vírus, o que ajudará a assegurar que o NHS (Sistema Nacional de Saúde – National Health System) consiga atender à demanda. Mas, quando se fala em ignorar o governo, dificilmente isso surpreende.

Não estamos exigindo um primeiro ministro ou um governo melhores. Apenas estamos apontando que temos um que é um lixo total em fazer o que sonhou a vida inteira. Ele é literalmente tão ruim quanto o último.  Os anarquistas, os verdadeiros libertários, usam processos o tempo todo para assegurar que as pessoas, em seus numerosos grupos, entendam e concordem com as decisões que são tomadas em seus nomes. Johnson é meramente um político que acredita que a dominação e a hierarquia no trabalho são sinônimo de liberdade enquanto o governo é algo que deveria proteger esses arranjos.

Haverá um acerto de contas. Haverá uma mudança radical. O mundo não retornará a ser como era.  Aqueles de nós que sobreviverem devem continuar levando adiante nossas ideias radicais de modo que nosso novo mundo possa funcionar. Começa em nossas ruas, nossas comunidades, e pode ser que mude o mundo para melhor. É o socialismo libertário.

Jon Bigger

Fonte: https://freedomnews.org.uk/boris-johnson-a-libertarian-what-a-joke/

Tradução > Schwartz

agência de notícias anarquistas-ana

A noite flutua
e as rosas dormem mimosas
aos beijos da lua.

Humberto del Maestro